Unifesp em Luta
Unifesp

Unifesp em Luta

Reivindicando melhorias na in­fra-estrutura da universidade e políticas de assistência e permanência estudantil, os estudantes dos campi Guarulhos e Baixada Santista da Universidade Federal do Estado de São Paulo estiveram em greve. Veja um relato elaborado por es­tudantes do Campus Guarulhos exclusivamente para o Juntos!

Estudantes mobilizam-se em defesa da Universidade Pública

Reivindicando melhorias na in­fra-estrutura da universidade e políticas de assistência e permanência estudantil, os estudantes dos campi Guarulhos e Baixada Santista da Universidade Fed­eral do Estado de São Paulo (Unifesp) estão em greve desde outubro. Veja abaixo um relato elaborado por es­tudantes do Campus Guarulhos, exclusi­vamente para o Juntos!

“Alunos da UNIFESP, nestas últimas semanas, encontram-se em mobilização por reivindicações relaciona­das à infra-estrutura de seus campi e a um ensino público de qualidade. Atualmente os Campi Guarulhos e Baixa­da Santista estão em greve e a adesão ou não dos outros campi está sendo discutida (…). A distância entre os campi dificulta a comuni­cação entre os alunos da insti­tuição e os alunos têm criado Comitês e programado visi­tas constantes entre campi.

A iniciativa de mobilização partiu de alunos do Campus Baixada Santista, que hoje não possuem espaço físico oficial ou mesmo su­ficiente para atender suas necessidades nem laboratórios, bandejão, etc. As pautas mais ge­rais incluem qualidade de ensino, ferramentas relacionadas à permanência na universidade, moradia estudantil – já que a UNIFESP atualmente não dispõe de nenhuma- e a indig­nação dos estudantes perante o corte na verba da Assistência estudantil. Vale lembrar que este campus foi o primeiro a ser criado após o plano de expansão, por volta de cinco anos atrás.

Foi elaborado um Manifesto com as reivindi­cações específicas, de acordo com as necessidades daquela localidade. Compreendendo se tratar de um quadro geral de desatenção às causas estudantis, os alunos buscaram comunicação com os outros campi. O campus Guarulhos seguiu o mesmo caminho e também elaborou um Manifesto próprio, além de diversas outras atividades em prol da discussão e articulação do movimento estudantil.”

ESTUDANTES DA UNIFESP – CAM­PUS GUARULHOS

Pa r a a companhar a s m o b i l i z a ç õ e s d o s e s t u d a n t e s d a U n i f e s p , a c e s s e : http://unifespemgreve.wo r d p r e s s .com/


Últimas notícias