Carta de São Paulo: #Ocupar a Política e Construir Outro Futuro!
miniatura eej_sp

Carta de São Paulo: #Ocupar a Política e Construir Outro Futuro!

Carta tirada no I Encontro Estadual do Juntos SP! Seguimos Juntos construindo um outro futuro para a juventude paulista!

29 maio 2012, 19:37

            Neste 27 de maio, centenas de jovens indignados realizaram o I Encontro Estadual do Juntos! São Paulo. Num momento em que a crise econômica tem significado desesperança, retirada de direitos, desemprego e pobreza para milhões de jovens ao redor do mundo, vemos no Brasil a exaltação de um modelo de “crescimento” que prioriza as grandes corporações e o sistema financeiro.

            Em nosso país, os escândalos são a regra. A quadrilha de Carlinhos Cachoeira é a demonstração da falência dos velhos partidos. Todos eles, no fim, são parte do balcão de negócios em que se transformou a política brasileira. Empreiteiras, banqueiros ou ruralistas. Sempre os interesses deles estão em primeiro lugar. Nossos direitos viram moeda de troca nas negociatas do regime político.

            Não é esse o futuro que queremos! Inspirados nos processos de luta que sacodem o mundo, somamos nossas vozes na defesa de democracia real. Sabemos que só nossa indignação não é suficiente. Nós estamos juntos porque queremos ocupar a política! Lutamos para que a praça vire palácio e para que a política adquira novo significado.

            Em 2012, a juventude verá a velha política pedir o seu voto nas eleições municipais. Nós sabemos que é nas cidades onde começamos a sentir os efeitos da crise que o capitalismo nos oferece. Segregação geográfica, precariedade dos serviços de transporte, cultura para poucos, discriminação da juventude das periferias, ausência de equipamentos públicos de esporte e lazer, escolas sucateadas. Vivemos em cidades que estão à venda! A juventude não é levada a sério pela velha política. Querem nosso voto, mas não nossa participação.

            Por isso, o I Encontro Estadual do Juntos! faz um convite para a juventude paulista: chegou a hora de #Ocupar a política! Nos últimos tempos, lutamos em defesa da educação, por transporte público decente e com passe livre, por cultura todos os dias e em toda a cidade, pelo respeito à periferia, pelo fim da discriminação às mulheres e em defesa dos direitos de LGBTs, pelo meio-ambiente… Vamos transformar nossas lutas em uma plataforma política! O I EEJ delibera a construção de um programa político da juventude em luta nas nossas cidades para organizar nossas reivindicações.

Vamos organizar nossas demandas e construir outra campanha, com representantes de nossa luta por outro futuro! Por isso, o I EEJ delibera a organização de atos-debate nas várias cidades em que estamos em apoio às candidaturas da juventude em luta! Se a juventude não gosta de política, os velhos políticos adoram! Dessa vez, vai ser diferente: se eles não nos deixam sonhar, nós não os deixaremos dormir!

 São Paulo, 27 de maio de 2012

Estamos Juntos! Por outro futuro

Últimas notícias