Na véspera do fim do mundo, Assange completa 6 meses na embaixada do Equador
ass_2314269b

Na véspera do fim do mundo, Assange completa 6 meses na embaixada do Equador

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, sofre intensa perseguição há cerca de dois anos. Nesta quinta, às 19h00 em Londres, ele fará um discurso direto da embaixada onde se encontra confinado.

Tiago Madeira 19 dez 2012, 10:09

O caso Wikileaks é um marco na disputa da internet e da democratização da informação. Por um lado, seu decorrer tem sido repleto de ataques à rede e a pessoas vinculadas a ela por parte do governo dos Estados Unidos, mídia tradicional e aliados. Por outro, há resistência e suporte de indivíduos e organizações que defendem meios de comunicação alternativos, internet livre, transparência, democracia real e liberdade de expressão.

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, sofre intensa perseguição há cerca de dois anos. Os ativistas do Juntos, aqui do Brasil, vêm acompanhando e participando da campanha pela sua liberdade e em defesa do Wikileaks. Na segunda edição do nosso jornal impresso, comentamos sobre o que está em jogo e o que aprendemos com o Wikileaks. Em junho desse ano, nos manifestamos para que o Equador concedesse asilo político a Julian Assange. Depois, logo após o asilo ser concedido mas a decisão ser ameaçada pelo governo britânico, convidamos todos a participarem da campanha Assange Livre.

A novela não acabou. O Reino Unido não permite que Assange saia da embaixada onde se encontra para viajar ao Equador, país cujo governo lhe concedeu asilo político. O revolucionário da comunicação completa hoje (quarta-feira, 19) seis meses preso na embaixada equatoriana em Londres. Amanhã (quinta-feira, 20), ele fará um discurso para a multidão presente na frente da embaixada às 19h (17h no horário de verão em Brasília).

assange

Convidamos todos que se solidarizam com a causa a se manifestarem em defesa da liberdade de Assange e acompanharem sua fala pela internet. Que o discurso do fundador do Wikileaks, na véspera do dia 21/12, marque o fim do mundo conformado com o controle e a censura que ele denuncia no seu recente livro “Cypherpunks: liberdade e o futuro da internet” e o início de outro mundo com democracia e liberdade para todos.

Siga o Juntos! no Facebook e no Twitter, redes sociais nas quais compartilharemos as informações de acesso à transmissão no momento em que elas forem divulgadas.

* Tiago Madeira é estudante de Ciência da Computação na USP e militante do Juntos!


Últimas notícias