Debate com David Miranda fortalece a campanha por Asilo para Snowden!

Debate com David Miranda fortalece a campanha por Asilo para Snowden!

David Miranda foi o principal convidado do debate sobre soberania digital e vigilância na era da internet, em Porto Alegre. No próximo final de semana, estará na Acampada Sudeste do Juntos! #AsiloParaSnowden

Nathália Bittencurt 26 jan 2014, 19:23

*Nathi Bittencurt

O debate sobre soberania digital e vigilância na era da internet na última sexta-feira foi um novo momento para a campanha de Asilo para Edward Snowden em Porto Alegre. A discussão foi parte do evento Conexões Globais, que reuniu ativistas na cidade e aumentou a visibilidade das ações de Snowden.

David Miranda falou sobre a campanha internacional de Asilo para Snowden

David Miranda, coordenador da campanha no Brasil, foi o principal convidado do evento. David explicou a importância da mobilização para conquistar o asilo político e também garantir a manutenção os direitos que estão sendo ameaçados a partir dos métodos de espionagem utilizados pela NSA. Ele e seu namorado jornalista e advogado Glenn Greenwald tem ajudado Snowden à expôr os documentos internos que provam o monitoramento massivo do governo norte americano sobre diversos países, empresas e chefes de estado.

No entanto, Snowden hoje não pode participar do debate que ele mesmo provocou a nível mundial desde o mês de junho de 2013. Está sendo cassado pelo governo dos EUA e por isso permanece calado na Rússia. David não tem dúvidas: “Se conseguirmos trazer ele para cá, poderemos ter uma compreensão melhor das revelações que ele trouxe, até mesmo para saber se a internet poderá continuar sendo o espaço de liberdade que acreditamos que ela poderia ser”, disse. Ele também convocou os ativistas a ampliarem a campanha assinando e divulgando a petição online, que hoje já ultrapassa 900 mil assinaturas. A petição será entregue à presidente Dilma quando atingir 1 milhão de assinaturas.

Intervenção na Rua dos Andradas, Porto Alegre

Participaram também da discussão Demi Getscko, diretor-presidente do NIC.br, Sérgio Amadeu, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, e o Criador do Le Monde Diplomatique Brasil e do Outras Palavras, Antonio Martins. A criptografia foi apontada como um dos meios de desviar da vigilância em massa e incentivar a organização dos ativistas.

A presença de David Miranda reafirmou a necessidade de travar a luta contra a espionagem imperialista coletivamente, e incentivou mais pessoas a fortalecer a campanha pelo asilo. Snowden, assim como Julian Assange e Chelsea Manning, ousaram abrir mão de suas vidas para expôr ao mundo grandes esquemas de monitoramento político e econômico. Cabe a nós engrossar as trincheiras que foram abertas por eles. A presidente Dilma precisa ouvir nossa voz.

David Miranda e o Juntos no Conexões Globais

David Miranda estará presente na Acampada Sudeste do Juntos!, que acontece no Rio de Janeiro no próximo final de semana. Será um novo passo para nossa campanha: Pelo direito de sabermos quem são “eles”, pela soberania de cada país, e pela liberdade aos que lutam, estamos Juntos! Todos ao Rio!

Saiba mais sobre o caso de Edward Snowden aqui:

Retrospectiva da história de Snowden –  https://juntos.org.br/2014/01/entenda-o-caso-snowden/

Texto do GTN – O Juntos está determinado a conquistar o Asilo a Snowden no Brasil – https://juntos.org.br/2013/12/asiloparasnowden/

Outras fotos de David Miranda em Porto Alegre – https://www.facebook.com/media/set/?set=a.686097894746174.1073741829.360698563952777&type=1

 

*Nathi Bittencurt é estudante de Jornalismo da UFRGS, membro do Grupo de Trabalho Nacional e militante do Juntos! RS


Últimas notícias