O Recife vai parar!
ambulantes

O Recife vai parar!

Hoje os ambulantes de Recife foram pra rua exigir os seus direitos. Nós estávamos lá, Juntos! com eles e sabemos que a coragem deles será contagiosa.

Maria Augusta Brandão 9 abr 2014, 15:46

*Maria Augusta Brandão

O Sintraci (Sindicato dos Trabalhadores Informais) vem organizando vários atos dos ambulantes, em muitas partes do Recife. Suas principais pautas são a construção imediata do Shopping Popular e a saída do secretario de mobilidade urbana, João Braga.

Esses trabalhadores estão sendo covardemente retirados de seus locais habituais de trabalho e não estão sendo realocados em lugar algum, tirando o direito de trabalharem. Mais de 300 pessoas já tiveram suas barracas destruídas e retiradas na calada da noite.

O prefeito Geraldo Júlio, juntamente com o secretário de mobilidade, estão fazendo uma limpeza social para copa do mundo. Não há intenção alguma em garantir o direito do povo, uma vez que não aceitam negociar com os trabalhadores. Descaradamente, se pronunciam na mídia alegando que não irão se subordinar a minorias que não tem representação alguma.

Simone Cavalcante, estudante de psicologia da UNICAP, que também teve sua barraca apreendida, afirma que o secretário Braga, por ser formado em engenharia, deveria ser o primeiro a apresentar um projeto para os ambulantes do recife.

É evidente a exclusão social que os trabalhadores informais sofrem. Porém, também ficou muito clara, nesses últimos dias, a coragem que todos eles têm de lutar por seus direitos. A coragem do Ambulante vai ser o medo dos grandões.

*Maria Augusta Brandão é militante do Juntos! Pernambuco


Últimas notícias