Vitória no DF: Aumento das tarifas revogado!

12/jan/2017, 18h55

2017 já iniciou-se com muita luta para a juventude no DF. No dia 30 de Dezembro do ano passado, na calada do fim de ano e de forma extremamente abusiva e antidemocrática, Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou que subiria a tarifa do transporte público para absurdos 5 Reais!

O governador apostou que o fim de ano e as férias fariam com que a juventude não se mobilizadas contra esse ataque, e tentou até mesmo cortar o passe estudantil da juventude do DF para desmobilizar qualquer resposta das ruas.

Felizmente, ele não conseguiu: ao longo das últimas semanas de Janeiro, diversos atos foram realizados contra o abusivo aumento do busão, e a juventude do DF deu seu recado: se esse aumento, a cidade vai parar. Mesmo com a truculência já conhecida de Rollemberg – onde cavalaria, bombas de gás, spray de pimenta cachorros foram utilizados para reprimir atos pacíficos e de forma desproporcional -, as/os estudantes não saíram das ruas e seguiram em luta na defesa de seus direitos.

Hoje, na Câmara Legislativa do DF, após muita pressão da juventude e do povo, o aumento de passagens foi derrubado, sendo estabelecido o preço anterior das tarifas.

Mas muitas lutas ainda estão por vir: em breve, a câmara legislativa do DF realizará uma audiência sobre o transporte público do DF, e dentre as pautas que serão debatidas, o passe estudantil será uma deles. Alguns deputados conservadores e inimigos dá juventude querem restringir a gratuidade do passe estudantil de parcela dos estudantes do DF. Nós do Juntos dissemos não a esse retrocesso e convocamos a juventude do DF para seguir em luta, em defesa do passe estudantil.

Só a luta muda a vida!

*Por Juntos! DF