Histórico! Edward Snowden fala para mais de mil jovens em conferência ao vivo

14/abr/2017, 22h16

Esta sexta-feira (14) entrou para a história da juventude indignada! Pela primeira vez no Brasil, Edward Snowden falou ao vivo por video conferência para mais de mil jovens de vários lugares do mundo! A atividade aconteceu no Acampamento Internacional das Juventudes em Luta e contou ainda com a participação de Luciana Genro, candidata à presidência pelo PSOL em 2014; David Miranda, primeiro vereador LGBT do Rio de Janeiro e do Juntos!; e Glenn Greenwald, jornalista responsável pela divulgação dos documentos de Edward Snowden. Diretamente de Moscou, na Rússia, onde está asilado há mais de 3 anos, Edward inspirou os jovens reunidos no Galpão da Ação da Cidadania, no centro do Rio de Janeiro, ao falar sobre temas como democracia, justiça social e a importância de se posicionar frente as injustiças dos governantes.

Snowden enfatizou a necessidade das pessoas se organizarem frente às medidas que retiram direitos da juventude e dos trabalhadores. “Se nós não nos levantarmos e gritarmos, as coisas nunca se transformarão”.  Suas palavras injetaram ânimo em todos os presentes no acampamento.

“São as pessoas que fazem a mudança real, não os governos. São em momentos de injustiça que os cidadãos criam a democracia real”.  

Ao responder Luciana Genro sobre sobre seus planos para o futuro, Edward apontou a necessidade de se preocupar com o futuro e não se apoiar em figuras públicas que são apresentadas como a solução para determinado problema: “por muito tempo acreditei que tudo que o governo fazia era o bem para a sociedade. Mas isso não é verdade. Eles mentem para se alcançar certos objetivos”, e completou: “É somente através de investigações sérias que se desmonta um Estado corrupto”.

“Vocês são os líderes que nós precisamos”. A fala de Snowden ainda foi comentada por Luciana Genro, David Miranda e Glenn Greenwald, que apontaram que é necessário trabalhar por mudanças. Parabenizaram o esforço político do Juntos! na campanha para o Brasil conceder asilo político a Edward Snowden. Também foi apresentada a importância do Juntos! na trajetória política de David Miranda e a admiração que Glenn Greenwald tem pela organização.

No fim da atividade, a multidão reunida se empolgou para tirar uma foto com Snowden – no telão, é claro.

A juventude indignada do Juntos! e Edward Snowden lutam pelo mesmo projeto de mundo: com justiça social, solidariedade e liberdade para todos os povos. 

_____

Edward Snowden precisou fugir para a Rússia devido a divulgação de dados secretos sobre espionagem envolvendo o governo estadounidense. O asilo político é dado para cidadãos de outros países que, por alguma razão, sentiram que sua vida corria risco devido a um motivo politicamente orientado.