Vitória na UnB: a força do movimento estudantil reconquista o DCE para os estudantes!

07/abr/2017, 13h28

Ao longo das últimas duas semanas, a Universidade de Brasília viveu uma disputa de projetos políticos nas eleições de seu Diretório Central dos Estudantes. Disputavam o processo a Chapa 1 – Aliança pela Liberdade – grupo de direita que esteve à frente da entidade desde 2011 e tentou ao longo de todo esse tempo esvaziar o debate político da universidade, como também de todas as formas criminalizar e judicializar o movimento estudantil.

Mesmo com esse discurso despolitizado, oportunista e mentiroso de apartidarismo, o grupo sofreu uma grande derrota nessas eleições. A Chapa 2 – Todas as Vozes – construída em unidade por diversos grupos progressistas junto a mais de 400 estudantes inscritos nos 4 campi da universidade, venceu as eleições. Com o programa de unidade pautado no Fora Temer, na defesa da educação pública e contra as reformas da previdência e trabalhista e com a proposta de radicalizar a democracia na gestão do DCE, a Chapa Todas as Vozes conquistou 7017 votos na eleição de DCE. O maior quórum de participação estudantil da história da UnB!

O resultado das eleições mostra que, em meio a um cenário de tantos ataques de Temer na educação e nos direitos do trabalhador e da juventude, quando se luta e ocupa é possível vencer. A força da mobilização dos cursos, de um movimento real que se construiu na base da universidade, com reivindicações e um eixo democrático impôs a direita essa derrota. É possível vencer o projeto de Temer, que essa vitória contagie os estudantes para a construção do dia 28 de abril. Cada universidade e escola será uma trincheira de luta contra a reforma da previdência! Juntos vamos parar o país!

A posse da gestão Todas as vozes está marcada para a próxima Terça (17/04), em CEB (Conselho de Entidades de Base). O Juntos! – que desde o princípio se empenhou para que esta mobilização e unidade acontecessem como única forma de derrotar a direita na UNB – agradece a cada voto concedido e ao empenho de todos que garantiram essa vitória. Ela é de todas e todos os estudantes!