Catalunha independente!

20/set/2017, 14h52

Por Júlio Pontes e Camila Souza ambos do Grupo de Trabalho Nacional do Juntos!

Irrompe, na Catalunha, a possibilidade da então comunidade autónoma tornar-se uma República – independente da Espanha. Para tanto, cabe ao povo catalão decidir o futuro pelas próprias mãos, votando “sim” ou “não” no referendo anunciado pelo governo local de Carlos Puigdemont.

Hoje, porém, a Guarda Civil espanhola iniciou uma verdadeira caçada antidemocrática, com nítidas intenções de tornar ilegal um processo absolutamente legítimo– sobre o qual o povo catalão se apoia. Há pouco iniciada, a repressiva ação policial do governo central invadiu órgãos governamentais e prendeu 14 pessoas, entre elas o vice-presidente e o secretário-geral de Economia e Fazenda. Suspendeu o sistema de informática da Generalitat. Sitiou com inúmeras viaturas policiais uma manifestação independentista.

A tarefa que se coloca diante de nós é a de conter o avanço do golpe de Estado tramado pelo governo de direita da Espanha. Nossa força e solidariedade deve estar com o povo catalão que hoje apoia massiva e democraticamente a instituição do referendo – um direito inegociável. Nossa esperança é o povo!