Nota de apoio a Ocupação Antirracista – Reitoria/UFSM

30/nov/2017, 14h14

Nós do coletivo Juntos manifestamos total apoio a organização do Movimento Negro de Santa Maria, apoiada pelo Movimento Estudantil. Repudiamos apologia ao nazismo e as manifestações Racistas, que se tornaram frequentes nessa universidade, Manifestamos aqui nosso apoio e solidariedade aos estudantes agredidos na última manifestação Racista ocorrida quando uma parede do diretório do curso de Ciências Sociais foi pichada com a frase “brancos no topo, fora macacos” ao lado do nome de três alunos do curso.

A sociedade não pode minimizar, muito menos ignorar essas ações criminosas ocorridas na Universidade Federal de Santa Maria. O Racismo é presente no nosso cotidiano, são muitas as dificuldades enfrentadas por negras e negros. É um fato incontestável, não faltam casos de racismo, não faltam denúncias. Somente a luta protagonizadas por negras e negros pode mudar essa realidade, por isso declaramos todo apoio a Ocupação Antirracista – Reitoria/UFSM!

As reivindicações, conquistadas pela Ocupação Antirracista – Reitoria/UFSM, são presentes na luta da negritude várias universidades do país, como, a Construção de uma campanha de combate ao racismo pela Reitoria, Implementação de reserva de vagas na pós-graduação para negros, indígenas, pessoas trans, quilombolas, estudantes migrantes em situação de vulnerabilidade. Essa luta também é nossa! Todas nós fomos agredidos, através dessas manifestações racistas. E precisamos avançar além da criação de mecanismos que busquem a diminuição da desigualdade racial para o fortalecimento do discurso contrário a atos racistas como o ocorreram na UFSM. O silêncio da reitoria e solicitação de reintegração de posse sob os ocupantes que aguardavam a uma declaração oficial do reitor contra os atos não pode passar em “branco”. Não podemos nos silenciar frente ao racismo. Nós querem fora dos bancos das universidades. Pois não iremos embora, resistiremos e nossa luta será por maior ingresso e permanência de pretos dentro das salas de aula.

Todo apoio a Ocupação Antirracista – Reitoria/UFSM!

Racistas não passarão!