Rio de Janeiro | Mulheres ocupam em campanha contra o assédio e a violência de gênero

Por Alice Maciel, do Juntas! – RJ

Em 2015 uma estatística apontou que a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. A Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, conhecida por suas festas e bares, não foge dessa realidade absurda: só em janeiro deste ano ao menos três mulheres foram vítimas de estupro ali.

Pensando nisso, e em toda a cultura patriarcal em volta da gente e em como homensmuitas vezes pensam ser donos dos nossos corpos, um grupo de mulheres, o Juntas! e as mulheres do Emancipa decidiram realizar uma primeira ação no local na última quinta-feira(8). Fomos para lá com camisetas, leques e carimbos mostrando o que deveria ser óbvio, que “não é não” e principalmente que essas mulheres não estão sozinhas!

Além do assédio sexual, que podem desencadear casos de violência, existem muitos outros tipos de violência contra a mulher: a física, psicológica, patrimonial. Todas são um problema gravíssimo no Brasil e precisam ser combatidas!!

Se alguma coisa acontecer com você, vocêpode ligar para o 180: o serviço é gratuito, confidencial e funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, incluindo feriados. E lembre-se: a culpa nunca é da vítima!

Vamos continuar distribuindo os leques e carimbos durante o carnaval pelo direito ao nosso corpo e fazendo mobilizações assim até que todas sejamos respeitadas e livres!

A praça é pública, nosso corpo não!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *