19 de Abril: dia de Luta indígena, resistência!

19/abr/2018, 11h43

Desde que Getúlio Vargas decretou a lei 5540 de 1943 o dia do índio é celebrado anualmente todo dia 19 de abril . As escolas ‘fantasiam’ seus alunos de índios como se ainda fossem os povos que habitavam em 1500 fazendo pinturas corporais , confeccionam cocar de papel e taxam os índios como povos selvagens, e que nem existem mais.

Nós, povos indígenas aproveitamos esse dia para mais do que nunca afirmar e reafirmar nossa cultura, nossos costumes e nossas crenças, firme e forte na luta exigimos respeito e demarcação de nossas terras já!, dizer que não deixaremos construir nenhuma barragem em nossos rios amazônicos, estamos sendo cercados pelos hectares de plantações de soja que devasta nossa floresta e intoxicados com agrotóxicos, nossos mananciais estão secando e vivenciamos uma dura batalha contra o agronegócio, latifundiários e a bancada ruralista.

Nossa luta contra o racismo institucional é constante, tentam nos calar porém estamos aqui e não queremos ser ‘lembrados’ só nesse dia 19, todos os dias morremos, todos os dias nos impedem de mostrar nossa cultura, todos os dias precisamos ouvir que lugar de índio é no meio do mato e não no meio da dita civilização , 19 de abril é mais uma data criada por homens brancos como forma de transformar em lembrança um povo que ainda existe e resiste frente aos ataques.

Nesse 19 de abril gritamos que o lugar do indígena é na política também, lutando pelo seu povo, suas tradições, suas terras, suas vidas. Seguimos! Resistimos! Surara!

Por Ingrid Paranatinga, do Juntos Santarém