Nasce, no interior do Rio de Janeiro, a União dos Estudantes de Saquarema

19/abr/2018, 16h18

Por Yasmin Barroso, eleita no Congresso de Fundação da UESA como sua primeira presidenta, militante do J! e estudante da FAETEC Bacaxá.

Na última sexta-feira, dia 06 de Abril, aconteceu o 1º Congresso da UESA – União dos Estudantes de Saquarema – entidade que com muita luta e resistência foi construída.

No município de Saquarema, estamos enfrentando sérios ataques à educação principalmente em 2016 quando a FAETEC Bacaxá estava sem recursos e foi ocupada, em Abril desse mesmo ano, pelos estudantes.

A ocupação durou três meses e depois desse tempo a situação não melhorou, em Outubro os mesmos estudantes fizeram uma caminhada pela educação onde andaram do polo da FAETEC em Saquarema até a ALERJ no centro do Rio de Janeiro. Isso fez com que a cidade ficasse conhecida como lugar de luta em todo o estado.

Logo depois, o CE Oliveira Viana – colégio histórico no município – com o auxílio daquele grupo de estudantes, foi ocupado para que o turno da tarde não perdesse mais turmas e fosse fechado. Assim, a luta que acontecia na Faetec se espalhou pelo município e o sonho de criar uma entidade nasceu.

Então, no dia 24 de Agosto de 2017, numa assembleia em frente ao Oliveira com a presença de diversos estudantes da rede estadual, foi fundada a UESA.

Nosso 1º Congresso que aconteceu dois anos depois da ocupação da Faetec, consolidou a fundação, esperávamos mais ou menos 70 estudantes e estiverem presentes mais de 200. Foi muito emocionante ver toda aquela mobilização e força durante o congresso. Não teve a presença de um ou dois colégios, mas sim, de todas as escolas.

Nos espaços de discussão, todos tiveram voz para falar sobre os problemas das escolas, opressões e direito ao passe-livre. No final dos debates, representantes dos grupos apresentaram as resoluções para todos e disseram o que querem da UESA.

Todos estão vendo que a UESA é resultado da luta e também a melhor maneira de seguir lutando por uma educação de qualidade não só no município de Saquarema, mas também em todo o estado.

Desse congresso, podemos dizer que vimos os estudantes unidos por uma educação melhor, por um futuro melhor.