A escolha de ser mãe

13/maio/2018, 09h40

Por Vanderlea Aguiar, do Emancipa RJ

Todo segundo domingo de maio é comemorado o dia das mães, criado para homenagear uma das figuras mais importantes (se não a mais importante) na vida de uma pessoa.

Mas o que é ser mãe? O que significa ser mãe? Onde e como aprendemos a ser tudo isso que dizem que somos?

Mães são guerreiras, são leoas que criam cuidam e protegem suas crias com unhas e dentes, mas será que são todas assim?

É isso que nos ensinam desde que nascemos, meninas são preparadas desde sempre para serem boas mães. E quando não queremos ter filhos?

Quando entendemos a grande responsabilidade que é colocar uma pessoa no mundo, com todos os desafios que a sociedade nos impõe? Somos julgadas.

Muitas mulheres cuidam de seus filhos sozinhas, pois quando não são abandonadas pelos parceiros quando engravidam, seus filhos são abandonados por seus progenitores quando o casal se separa restando à elas assumirem toda responsabilidade de criar, cuidar e amar.

Na maioria das vezes não tem apoio da sociedade que a cobra, “Onde está a mãe desta criança?” e nem dos governantes, as creches que são um direito das crianças estão sendo precarizadas na falta de investimento e retirada de direitos de seus profissionais de educação e falta de vagas suficientes para atender todas elas, as clínicas da família demitindo e retirando direitos de profissionais de saúde.

Ser mãe deveria ser uma escolha e não um fardo a ser carregado! Nós mães que amamos nossos filhos e damos nossas vidas por eles sabemos bem o que é “padecer no paraíso”, e também a importância de mais investimentos na saúde e na educação e de seus/suas profissionais nas creches, onde as crianças passam a maior parte do dia aprendendo, socializando e brincando enquanto suas mães trabalham, e nas clínicas da família onde as mães cuidam da saúde de seu pequenos. Que neste dia das mães possamos muito mais compreender a fragilidade de nossas mães que impor que elas sejam ou tenham sido aquilo que a sociedade quis que elas fossem.