Juntos no Acampamento Internacional da Juventudes Socialistas!

Grupo de Trabalho Nacional do Juntos!

Vivemos um momento de indefinição na situação política internacional. Por um lado, as elites de todo o mundo tem atacado os direitos do povo como forma de manter os lucros do 1% mais rico em meio a uma das maiores e mais profundas crises econômicas já vividas. Como ponto mais avançado deste processo, vemos emergir alguns governos nacionalistas e reacionários de extrema-direita, que buscam restringir as liberdades democráticas e operam uma política notadamente anti-imigrantes. É o caso de Trump nos Estados Unidos, Putin na Rússia, Erdogan na Turquia, e outros governos, principalmente no Leste Europeu.

Parte da indefinição na política também se dá pelo outro lado, no qual importantes lutas tem sido travadas e vitórias conquistadas, sejam elas lutas de resistência, sejam pela ampliação de direitos. A começar pela conquista mais recente da aprovação na Câmara argentina da legalização do aborto; tal como a intensa greve dos ferroviários franceses; a heróica revolta estudantil contra o governo nicaraguense; a luta do povo contra o governo corrupto de Pedro Paulo Kuczynski, no Peru; entre outras.

Neste cenário, apostamos na construção de processos amplos por todo o mundo, que enfrentem os planos de ajuste e os governos reacionários e que apresentem uma alternativa diante da falência da velha esquerda. A juventude tem sido ponta de lança de diversas mobilizações e é parte fundamental da construção dessas novas alternativas. Como parte disso, o Juntos irá participar do Acampamento Internacional das Juventudes Socialistas que ocorrerá entre os dias 22 e 28 de julho em Billund, na Dinamarca; com delegações dos cinco continentes e que discutirá os desafios para a juventudes do oriente ao ocidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *