Foi lançada a Plataforma anticapitalista Juntos & Juntas

A plataforma Juntos & Juntas é um chamado à elaboração e à mobilização, iniciativa de ativistas e militantes do coletivo de juventude Juntos e do coletivo feminista Juntas, no anseio de apresentar e ser parte de uma urgente renovação da política, de baixo pra cima, em meio à aguda crise da república.

O programa-movimento anticapitalista elencou “20 pontos para transformar o Brasil” que abordam questões desde a reforma tributária, a defesa das áreas sociais, passando pelo empenho na garantia de direitos das mulheres, negritude, LGBTs, indígenas e do povo trabalhador. São pontos que nos colocam na ofensiva contra as máfias, pautando a sociedade à partir de nossas demandas e nossos debates. Há um espaço na plataforma onde todas e todos podem contribuir com propostas, análises, críticas e dúvidas – tudo isso com apenas um clique no celular.

Nessa eleição diversos ativistas toparam a tarefa de serem porta-vozes desse programa que foi construído coletivamente, e parte deles participou do lançamento virtual que aconteceu ontem (31 de julho). Entre os convidados estavam a ex-candidata à presidência da república pelo PSOL e parceira de primeira hora do Juntos, Luciana Genro. Em 2014 Luciana representou as reivindicações dos manifestantes das Jornadas de Junho, apontou a podridão desse sistema, dos partidos da velha ordem que o sustentam e a necessidade de superá-lo. Na conferência online também estiveram Sâmia Bomfim – vereadora mais jovem eleita na cidade de SP, David Miranda – primeiro vereador LGBT da cidade do RJ – e Fernanda Melchionna – a vereadora mais votada de Porto Alegre. Eles foram os primeiros representantes de nossos movimentos no parlamento e agora querem ir além: são candidatos à Câmara Federal em seus estados.

Do Norte ao Sul do país muitos outros candidatos se apresentaram: representações do Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Entre vice-governadores (em MG, SP e RS) e deputados federais e estaduais. A diversidade das pautas expressa na unidade do programa, tendo como norte derrotar o pacote de ajustes dos poderosos e reinventar a esquerda pra radicalizar a democracia!

O lançamento foi um sucesso, tendo milhares de pessoas passado pelo ao vivo; agora nosso movimento já se prepara para promover diversas atividades nas redes, praças, escolas e universidades na construção desse programa e na mobilização da juventude na luta por um novo futuro.

Os poderosos corruptos nos tiram emprego, educação, cultura, saúde e, assim, nos tiram também o medo! Pra virar o jogo: acesse, contribua, se engaje e espalhe! Vamos juntos derrotar a máfia da velha política!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *