A UFPR está entre as quatro melhores universidades federais do país segundo a Academic Ranking of World Universities 2023. Esse ano, também o Guia da Faculdade avaliou 12 cursos da universidade como 5 estrelas (excelentes). Dentre os cursos avaliados como excelentes estão: Geografia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física e Matemática, cursos que possuíam até 2023 a Dupla Habilitação.
A reitoria se orgulha dos resultados e propagandeia o reconhecimento dado por essas avaliações, entretanto, em sentido contrário à busca por elevar a qualidade dos cursos, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), decidiu por extinguir um mecanismo importantíssimo para a garantia da qualidade formativa dos estudantes da UFPR: a permanência em curso, um mecanismo criado na UFPR para garantir a Dupla Habilitação dos estudantes em cursos que possuem duplo grau (Licenciatura e Bacharelado).
Até 2023, os estudantes que ingressavam nesses cursos tinham a possibilidade de sair com os diplomas de ambos os graus. Entretanto, orientado por políticas neoliberais de cortes de investimentos, o Ministério da Educação passou a entender que licenciatura e bacharelado não deveriam ser entendidos enquanto graus complementares da formação, mas como cursos diferentes, o que tem resultado no desmembramento e divisão de cursos nas universidades ao redor de todo Brasil.
Na UFPR, sabemos que a formação em ambos os graus eleva substancialmente a qualidade do ensino. Apesar disso, a PROGRAD decidiu de forma autoritária e a toque de caixa pela extinção da possibilidade dos estudantes se formarem em ambos os graus com apenas um ingresso. A partir de 2023, o estudante que realizar o ingresso nos cursos que possuem a Dupla Habilitação deve escolher um dos graus, se formar apenas neste e, caso queira o outro grau ofertado, precisa ingressar novamente (seja via vestibular, SISU ou PROVAR). Essa medida descaracteriza completamente os programas de alguns cursos e retira o direito dos estudantes a uma formação integral, de qualidade e que possibilite maiores chances de sobrevivência no atual mercado de trabalho extremamente precarizado e hostil.
O fim da permanência em curso, e, consequentemente, da Dupla Habilitação, já se configura na extinção de cursos na UFPR, como é o caso da Licenciatura em Enfermagem. Também apresenta um horizonte perigoso para o restante dos cursos, tendo em vista que diversos cursos desmembrados na última década também foram extintos por perderem recursos para laboratórios, professores, aulas de campo e outras estruturas fundamentais para a formação dos estudantes.
Para nós, estudantes, não basta que a reitoria pinte o retrato de uma universidade de excelência. Precisamos lutar para que a UFPR mantenha e avance a qualidade de ensino! Com o fim da Dupla Habilitação, a qualidade da formação em diversos cursos está ameaçada, além de outros tantos que correm risco de extinção.
Queremos a manutenção da Dupla Habilitação e que a Reitoria apresente uma proposta que garanta a formação nos dois graus ofertados para os cursos com apenas um ingresso, para os que ingressaram em 2023, para os que ingressaram até 2022 e para os que virão de 2024 em diante.
Por uma formação completa e de qualidade!