Escola Marx

O marxismo é parte essencial do nosso trabalho cotidiano de transformação da sociedade. Ele é o guia para que possamos compreender as dinâmicas da sociedade, associando de forma dialética a teoria e a prática, como elementos que se complementam para nossa atuação. A formação parte desde o estudo de Marx e Engels as mais recentes contribuições, a partir da compreensão de que o marxismo é vivo e se renova de acordo com as mudanças sociais. Como dizia Lênin, não há movimento revolucionário sem teoria revolucionária.

A Escola Marx é uma iniciativa da Revista Movimento, um dos parceiros do Juntos!, que proporciona cursos temáticos com militantes e intelectuais sobre os mais variados temas. Veja os cursos no site e no YouTube!

Fazendo um esforço de organizar textos importantes para a militância, criamos a Biblioteca do Juntos!, que reúne uma boa quantidade de obras clássicas e recentes do marxismo. Acesse aqui.

Para além disso, temos uma lista de textos essenciais, que proporcionam uma base teórica inicial para atuação militante (todos estão na Biblioteca):

  1. Manifesto Comunista – Karl Marx e Friedrich Engels
  2. O Estado e a Revolução – Lênin
  3. Bem-vindo marxismo – Pedro Fuentes
  4. Introdução a lógica marxista – George Novack
  5. Racismo Estrutural – Silvio Almeida
  6. Feminismo para os 99%: um manifesto – Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser

Quem somos

O Juntos! é um coletivo de juventude presente do norte ao sul do Brasil. Nos organizamos em escolas, universidades, bairros, locais de trabalho e por pautas específicas. Nossa luta é para intervir na realidade, disputar ideias e construir uma sociedade radicalmente diferente.

Seja Juntos!

Sabemos que apenas juntos, organizados e com um programa radical, conseguiremos superar esse sistema nefasto para construir uma sociedade totalmente diferente, livre da exploração e da opressão. Para isso, precisamos transformar a nossa indignação em luta. Vem com a gente!