Sobre cultura… Quantos Centros de Convivência veremos?
CentroConvivencia2

Sobre cultura… Quantos Centros de Convivência veremos?

A terceirização do centro de convivência é mais um reflexo do abandono do povo de Campinas nas últimas décadas, que sobrevive de cultura enlatada e pronta para ser engolida – pra quem puder pagar. Estamos Juntos contra a terceirização do Centro de Convivência e por mais e melhores políticas públicas para as Artes em Campinas!

Otávio Mancuso 16 nov 2012, 11:26

*por Otávio Mancuso, militante do Juntos Campinas.

Temos tantas boas ideias em canções, tantas danças que nos tiram da paralisia, tantos grafites por uma Campinas mais colorida, tantas cenas de mudar a cidade – e ainda sim, a cultura isola-se em guetos, por falta de espaço. Por falta de compromisso, o orçamento nanico da cultura frusta as mais básicas funções do artista, largado às margens deste projeto de cidade, quando não criminalizado. Os engravatados pedem açúcar refinado para o café enquanto desviam o dinheiro da formação musical de um jovem promissor, para financiar com dinheiro público mais uma obra de empreiteira qualquer que enriquecerá a Elite Campineira.


Eis que a questão da terceirização do centro de convivência não é apenas sobre o centro de convivência – é mais um reflexo do abandono do povo de Campinas nas últimas décadas, que sobrevive de cultura enlatada e pronta para ser engolida – pra quem puder pagar. A praça e o teatro simplesmente não estavam nos planos das últimas prefeituras. Quando nos dizem em suposta Audiência Pública (07/11) que trarão um projeto de revitalização do Centro de Convivência de Campinas, nem o bom senso têm de nos apresentar um projeto concreto, uma vez que nada foi definido. Nos desafiam com o simples consenso burro da adiministração pública de que não vale a pena investir na Cultura com verbas públicas; uma empresa em busca de lucro pode atender melhor os interesses populares, à preços um tanto nebulosos. Usam o seu próprio descaso e fracasso com as políticas públicas de cultura para legitimar a terceirização dos serviços. Afastam cada vez mais o povo da participação direta nos assuntos que afetam sua própria vida.


Daqui em diante, a luta não é pontual – não é apenas pelo Centro de Convivência. É por toda uma Cultura negligenciada ao povo politica e economicamente pelo alto escalão da classe política dessa cidade. Sabem que um povo sem espaços de convivência, de trocas de ideias e de expressão é mais fácil de controlar. Pois que saibam que lutaremos! Não seremos vítimas de mais um ataque a nossa cidade; tão pouco queremos um teatro público vazio. Estamos Juntos contra a tercerização do Centro de Convivência e por mais e melhores políticas públicas para as Artes em Campinas!
 

 *para acompanhar nossa organização, confira o evento do facebook:  https://www.facebook.com/events/325926744181225/?ref=notif&notif_t=plan_user_joined


Últimas notícias