DESOBEDEÇA: Pule a catraca!
Se os empresários de ônibus e o prefeito descumprem o que a justiça manda: Desobedeça! Pulemos a catraca até que cumpram e baixem as tarifas!
*Por Juntos BH!
Em 2013, após os grandes atos de ruas e a ocupação da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, a juventude e a população arrancaram uma grande vitória: reduziu a tarifa de ônibus para 2,65. Uma diferença de 0,15.
Dessa vitória, o movimento se organizou em pró do debate e construção de uma outra política de mobilidade urbana na cidade e da bandeira do “Tarifa Zero” na qual criou-se mecanismos popular de controle e fiscalização sobre o transporte público urbano. A partir disto e muita pressão popular nas ruas, como foi o ato da última quinta com cerca de 800 pessoas nas ruas, conquistou-se um importante passo. Por decisão do MP/MG
foi barrado o aumento da tarifa que começaria a vigorar hoje, até que a prefeitura apresentasse auditoria completa realizada nas contas.
Se as empresas e a prefeitura não cumprem aquilo que a justiça exige, nós, moradores de BH e região que estamos sendo diretamente lesados com isso, desobedeceremos. Não pagaremos por esse aumento! Pulemos a catraca, até que se cumpra aquilo que foi determinado e conquistado com muita luta. Descumprindo a decisão judicial, as empresas de ônibus impuseram o aumento hoje, passando a tarifa de ônibus do valor de R$2,65 para R$2,85.
Em tempos de desordem organizada causada pelos empresários e o prefeito Márcio Lacerda, radicalizemos nossas ações. Todos a Praça 7, amanhã às 17hs para juntos construir um grande ato contra esse aumento absurdo! Nós do Juntos BH estaremos concentrando a partir das 15:30hs na ARENA FAFICH, UFMG – campus Pampulha e construiremos um grande pulão até a concentração do ato.