Manifesta UnB! Sigamos juntos, em defesa de um novo projeto de universidade!
roda

Manifesta UnB! Sigamos juntos, em defesa de um novo projeto de universidade!

As eleições da Universidade de Brasília, finalizadas na última semana, tiveram um grande resultado político: com quase 10 mil votos, a eleição foi o maior pleito eleitoral realizado nos últimos anos. A chapa Manifesta, da qual o Juntos! teve grande protagonismo, ficou em segundo lugar com 36,2% dos votos ( 3557 votos).

Ayla Viçosa e Tulio Santos 21 maio 2014, 16:50

*Ayla Viçosa e Tulio Santos

As eleições da Universidade de Brasília, finalizadas na última semana, tiveram um grande resultado político: com quase 10 mil votos, a eleição foi o maior pleito eleitoral realizado nos últimos anos. Apesar do resultado, que deu a vitória ao grupo conservador Aliança pela Liberdade, o grande número de votos nos mostra que há um desejo de participação ativa no movimento estudantil da UnB. O Juntos! fez parte ativamente desse processo, tendo grande protagonismo na construção da chapa Manifesta, que ficou em segundo lugar com 36,2% dos votos. Hoje na Universidade de Brasília 3557 estudantes querem construir um novo projeto na Universidade de Brasília: um projeto popular, conectado com a cidade, que garanta o caráter público da Universidade, que dê condições de acesso, através das cotas raciais e sociais aos estudantes negros e de baixa renda e condições de permanência através da garantia da assistência estudantil.

roda

“Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca”. Seguindo as palavras de Darcy Ribeiro, nós preferimos continuar organizando a nossa indignação. A Manifesta, composta por diversos grupos e coletivos de estudantes, foi a maior chapa inscrita no processo eleitoral do DCE. Na nossa arte de campanha estava o rosto de Angela Davis, ativista americana, conhecida por fazer parte do Panteras Negras e pela sua forte militância pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial nos Estados Unidos. Angela Davis foi escolhida para representar a nossa indignação, que seguirá sendo expressa para além do resultado dessas eleições. Continuaremos presentes nos centros acadêmicos, nos conselhos superiores da UnB e nas reuniões de CEB (Conselho de Entidades de Base) pressionando sempre para que a Universidade avance e nunca abra mais as suas portas para o conservadorismo. A luta e a mobilização coletiva é a via legítima para concretizarmos nossas reivindicações.

angela

Ao longo da campanha, a Manifesta trouxe o espírito das Jornadas de Junho para a Universidade. Fomentou debates que se enraizaram nos mais diversos cursos e faculdades. Debates feministas, contra a LGBT*fobia, contra o racismo, em defesa da assistência estudantil, dos(as) indígenas, e que efetivamente pautassem a importância de uma universidade de excelência, socialmente referenciada, pública, acessiva, democrática e diversa. Debates muitas vezes negligenciados pelo DCE nos últimos anos dois anos.

Passamos em muitas salas de aula divulgando o nosso projeto de universidade alternativo. E com a mesma energia que nos dedicamos à campanha, nós, do Juntos!, fazemos um chamado a cada integrante, apoiador e votante da Manifesta, a seguirem comprometidos com essa mudança desejada, defendendo uma UnB como a sonhada por Darcy Ribeiro, e um movimento estudantil que realmente inspire-se na imagem e na história de Honestino Guimarães, e de tantos estudantes que perderam suas vidas lutando pela democracia. Assim como, somente com a mobilização coletiva das ruas derrotamos o aumento das passagens em diversas cidades em 2013, no movimento estudantil da UnB não devemos ter ilusões: a luta organizada é a que muda!

Hoje, a comunidade universitária enxerga em todos(as) nós uma oposição crítica e presente nos processos da universidade, que pauta um projeto novo para a UnB, que leva em conta a dimensão da diversidade dos(as) estudantes e que tem a preocupação de representar e construir uma nova UnB em conjunto com todos os setores da Universidade. Com organização, independência das vontades da reitoria ou de qualquer outro instrumento burocrático, superando qualquer barreira para a realização do que é almejado por todos nós. Por tudo isso, Manifesta UnB! Sigamos juntos, em defesa de um novo projeto de universidade! A oposição já está formada.

resultado

*Ayla é estudante de Ciências Sociais e Tulio é estudante de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília.


Últimas notícias