Vitória da luta coletiva contra o convênio do Ins. Unibanco com a FE-Unicamp

Vitória da luta coletiva contra o convênio do Ins. Unibanco com a FE-Unicamp

Vitória da Luta coletiva! A mobilização estudantil alinhado com ações de trabalhadores da educação, barraram a entrada do Instituto Unibanco na Faculdade de Educação da UNICAMP.

24 out 2020, 18:18

Vitória da Luta coletiva! A mobilização estudantil alinhado com ações de trabalhadores da educação, barraram a entrada do Instituto Unibanco na Faculdade de Educação da UNICAMP.
A FE tem um histórico de estudantes que fazem muita luta e resistência, foi banhada neste legado de quem nos antecedeu que ocorreu a mobilização de estudantes corajosas, dispostas e comprometidas com essa Luta contra convênios privados dentro da Unicamp, como também com várias Lutas igualmente importantes. Nesse sentido, saudamos a Luta dos #BolsistasSAEemLuta, se desdobrando combatendo os ataques à nossa permanência estudantil.
Desde o ano passado quando a Pauta do convênio chegou na FE, discutimos as preocupações desse tipo de convênio e deliberamos em assembleia a criação de um GT para estudarmos melhor esses processos complexos e tão difíceis de compreender e tomarmos atitudes concretas. E buscando assim saídas coletivas.
Então, quando o convênio retornou já estávamos apostas e fortalecidas com a entrada de mais pessoas que vieram para somar. Mesmo as estudantes que não puderam estar dentro do GT, por estar em outras frentes, estavam nos fortalecendo, trocando ideias, apoiando ações de estudo e de embate e fortalecendo a LUTA.
Um exemplo disso foi o manifesto, fruto de diversos debates, rodas de conversas, que foi ganhando forma e que foi respaldado tanto de apoios dentro quanto fora da Unicamp.
Por isso é importante enfatizar que a LUTA é coletiva, no momento da congregação (quarta-feira dia 21/10), 15 votos contrários (sendo 5 de todos os representantes discentes), 9 favoráveis e 1 abstenção. Ficou evidente esse acúmulo e essa construção coletiva, ou seja, juntas mostramos nossas forças para barrar projetos que são inimigos do povo.

Trazemos aqui um momento inusitado em que fizeram uma evocação de Paulo Freire durante a congregação para justificar o voto a favor do projeto privatista na congregação. Nos parece que querem combater a Educação Bancária ( conceito que Freire usa para descrever a educação tradicional), utilizando da educação imposta pelos bancos. Fica aí a ironia.

E a luta não para, seguimos avançando e nos juntando!
A organização política e coletiva muda a vida.
Não vamos deixar ninguém sequestrar ou menosprezar nosso sonho chamando de Utopia.
Fora Instituto Unibanco e todas as Instituições Privadas.

ForaInstitutoUnibanco #AFEnaoEstaaVenda #EducaçãoNãoÉMercadoria #AFEéNossa #ContraParceriasPublicoPrivadas #OIUnãoMeRepresenta #PermanenciaEstudantil #LutaColetiva #BolsistasSAEemLUTA

Post original: https://www.facebook.com/capunicamp/photos/a.1170879769611216/3833408513358315/

Assinado GT estudantil contra parcerias público-privado

Últimas notícias