Deputada Luciana Genro (PSOL) propõe vagões exclusivos para mulheres no Trensurb
Deputada Estadual Luciana Genr

Deputada Luciana Genro (PSOL) propõe vagões exclusivos para mulheres no Trensurb

Deputada do PSOL enviou proposta à administração do Trensurb para adoção de vagões de uso exclusivo para mulheres

Stephanie Estrella 14 fev 2021, 13:27

Na última sexta-feira, a Deputada Estadual Luciana Genro enviou ofício à Trensurb questionando sobre mais um caso de assédio no trem que atende a região metropolitana de Porto Alegre (RS), em que um homem ejaculou na blusa de uma mulher.

É inaceitável que casos assim continuem acontecendo – relembramos que, em 2018, a importunação sexual foi tipificada como crime, após inúmeros casos de assédios e importunações em transportes públicos ganharem repercussão nacional.

No ano em que a Lei Federal contra importunação sexual foi sancionada, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos iniciou pesquisa com as usuárias do transporte, concluindo que quase metade das passageiras (47,6%) foi ou conhece alguém que tenha sido vítima desses atos em transportes públicos, sendo que 69,3% destes casos aconteceram dentro de trens.

A mera tipificação da importunação sexual não é suficiente, é preciso desenvolver políticas e mecanismos para prevenção, para que as mulheres tenham segurança em seus deslocamentos cotidianos. Por isso, a deputada também enviou um pedido à empresa, para que adote vagões exclusivos para mulheres, garantindo um espaço seguro para as milhares que precisam utilizar o transporte público diariamente. Essa iniciativa já foi tomada em diversas capitais como Recife, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.


Últimas notícias