Deputada Luciana Genro (PSOL) propõe vagões exclusivos para mulheres no Trensurb
Deputada do PSOL enviou proposta à administração do Trensurb para adoção de vagões de uso exclusivo para mulheres
Na última sexta-feira, a Deputada Estadual Luciana Genro enviou ofício à Trensurb questionando sobre mais um caso de assédio no trem que atende a região metropolitana de Porto Alegre (RS), em que um homem ejaculou na blusa de uma mulher.
É inaceitável que casos assim continuem acontecendo – relembramos que, em 2018, a importunação sexual foi tipificada como crime, após inúmeros casos de assédios e importunações em transportes públicos ganharem repercussão nacional.
No ano em que a Lei Federal contra importunação sexual foi sancionada, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos iniciou pesquisa com as usuárias do transporte, concluindo que quase metade das passageiras (47,6%) foi ou conhece alguém que tenha sido vítima desses atos em transportes públicos, sendo que 69,3% destes casos aconteceram dentro de trens.
A mera tipificação da importunação sexual não é suficiente, é preciso desenvolver políticas e mecanismos para prevenção, para que as mulheres tenham segurança em seus deslocamentos cotidianos. Por isso, a deputada também enviou um pedido à empresa, para que adote vagões exclusivos para mulheres, garantindo um espaço seguro para as milhares que precisam utilizar o transporte público diariamente. Essa iniciativa já foi tomada em diversas capitais como Recife, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.