Em apoio à ocupação dos estudantes da pedagogia em Ribeirão Preto: por contratação imediata dos docentes

Estamos ao lado daqueles que se levantam por contratação de professores e em defesa da Universidade Pública, sobretudo num momento de ataque à educação, onde os de cima desmontam estrategicamente a Universidade.

Juntos USP Ribeirão 24 out 2022, 16:42

A greve com ocupação é o último instrumento de luta dos estudantes e em Ribeirão Preto, estudantes da FFCLRP (faculdade de filosofia da USP – Campus Ribeirão Preto) ocuparam seu bloco didático para impedir seu curso de fechar, em um exemplo de luta pra todes nós. Nós, do movimento JUNTOS!, seguiremos prestando toda solidariedade à luta dos estudantes.

Na última segunda-feira, 17 de outubro, os centros estudantis dos cursos de biblioteconomia e pedagogia da USP de Ribeirão Preto, na sequência da assembleia do curso, organizou os estudantes para ocupar o prédio do bloco didático dos cursos. Cerca de 100 estudantes tomaram o controle do prédio para dizer que não aceitarão mais o sucateamento do curso e ausência de docentes.

O Juntos esteve apoiando o movimento desde seu início, estando presente no momento da ocupação, acompanhando o dia-a-dia e participando das assembleias diárias que acontecem. Ver dezenas de estudantes organizados de forma combativa para defender a Universidade pública é de uma riqueza enorme, sobretudo porque está em nosso DNA estar nas lutas na rua, nas greves, nas manifestações, e nas ocupações de escolas e Universidades. Estamos ao lado daqueles que se levantam por contratação de professores e em defesa da Universidade Pública, sobretudo num momento de ataque à educação, onde os de cima desmontam estrategicamente a Universidade.

Bolsonaro, no último suspiro de seu Governo, tentou cortar das Universidades Públicas e IFs na última semana. Entretanto, no dia 18 de Outubro, por todo o Brasil respondemos com luta na rua contra seu governo autoritário e fascista. Em Ribeirão, mais de 1000 estudantes da USP Ribeirão foram às ruas lutar contra os cortes nas Universidades federais e IFs, que é inimigo da ciência, da pesquisa e do conhecimento, porque sabe que a educação destrói mitos. É nesse cenário, de ascenso de lutas no movimento estudantil da USP de Ribeirão, que estudantes de pedagogia e biblioteconomia e ciências da informação, cursos noturnos das humanas da FFCLRP, deram uma verdadeira aula de como se luta e enfrenta a precarização dos cursos e da Universidade.

Hoje faz 1 semana que o bloco 16 da FFCLRP está ocupado por estudantes, com comissões que organizam e promovem limpeza, segurança, vigia, aulas, atividades, formações, alimento e cultura aos próprios estudantes, com reivindicações muito explícitas: a contratação imediata de docentes para o departamento e a distribuição proporcional no departamento.

Nós do movimento JUNTOS! estamos e estaremos juntos nas lutas, prestamos toda solidariedade, apoio e estaremos todos os dias ao lado dos estudantes, dormindo e acordando com aqueles que lutam apenas pelo direito à formação acadêmica com a qualidade que uma das melhores universidades do mundo pode oferecer. Contem com o JUNTOS! e com o DCE da USP, que integramos. Toda solidariedade aos estudantes ocupados no Bloco 16 da FFCLRP da USP Ribeirão Preto, estamos juntos e juntas por contratação de docentes já!


Últimas notícias