Programação do Encontro Nacional do Juntos!
encontro nacional juntos

Programação do Encontro Nacional do Juntos!

O I Encontro Nacional do Juntos está chegando! A juventude indignada das escolas e universidades, dos cursinhos populares, que marcham por liberdade por todo o país está organizando caravanas para participar do encontro. Vivemos uma nova situação mundial onde os diferentes governos adotam políticas que favorecem minorias corruptas e cheias de dinheiro, mas os jovens […]

8 jul 2011, 17:26

O I Encontro Nacional do Juntos está chegando! A juventude indignada das escolas e universidades, dos cursinhos populares, que marcham por liberdade por todo o país está organizando caravanas para participar do encontro. Vivemos uma nova situação mundial onde os diferentes governos adotam políticas que favorecem minorias corruptas e cheias de dinheiro, mas os jovens têm sido a principal força que luta contra a retirada dos direitos e por uma vida justa e digna. É hora de nos espelharmos nesses movimentos e chamar todos os jovens que estão descontentes, não se calam contra as injustiças sociais e não se vendem ao governo para fazer com que nossa voz de protesto seja ouvida chamando a juventude a brasileira a sonhar e a lutar por um novo futuro!

Na programação do Encontro teremos debates sobre os importantes movimentos de luta e contestação e as diferentes iniciativas que estamos travando Juntos! contra a corrupção, pelo meio ambiente e contra o novo Código (anti)Florestal, pela diversidade sexual, pelo direito das mulheres, pela qualidade da educação pública e pelo acesso dos jovens à universidade pública, entre tantos outros pra que todas e todos possam expressar o que pensam e como agir para mudar nossa realidade.

Programação

9h – Abertura do Encontro

10h – A situação política no Brasil e no Mundo, o lugar da Juventude (Fernanda Melchiona, Israel Dutra, Representante da Juventude do Projecto Sur/AR)

Aqui vamos debater os acontecimentos que têm colocado em choque o projeto das minorias encasteladas no poder e atoladas em dinheiro com aqueles que defendem.

12h – Almoço

13h30 – Painel de Apresentação da Rede Emancipa de Cursinhos Populares

Esse será um espaço para conhecermos a Rede Emancipa de Cursinhos Populares que luta pela qualidade da educação pública e pelo acesso de jovens das periferias e das escolas públicas à Universidade pública. Já são mais de 16 cursinhos espalhados pelo país, abordando uma relação diferenciada entre professores (jovens voluntários das universidades) e estudantes onde todos são parte ativa na condução e organização do cursinho. A educação é arma que nos auxilia a questionar a realidade que vivemos e propor e atuar por mudanças.

14h – Grupos de Discussão (Opressões, Meio Ambiente, Educação, Redes Sociais, Política Nacional/Internacional)

Nos grupos poderemos participar das discussões que mais nos interessam e nas frentes em que atuamos, compartilhando experiências e partilhando ideias.

16h – Socialismo é liberdade, um outro mundo é possível (Maurício Costa)

17h – Plenária Final (apresentação do coletivo Juntas, balanço do encontro e plano de lutas)

19h – Jantar

20h – Festa!

Últimas notícias