Estudantes mobilizam-se em defesa da Universidade Pública
Reivindicando melhorias na infra-estrutura da universidade e políticas de assistência e permanência estudantil, os estudantes dos campi Guarulhos e Baixada Santista da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) estão em greve desde outubro. Veja abaixo um relato elaborado por estudantes do Campus Guarulhos, exclusivamente para o Juntos!
“Alunos da UNIFESP, nestas últimas semanas, encontram-se em mobilização por reivindicações relacionadas à infra-estrutura de seus campi e a um ensino público de qualidade. Atualmente os Campi Guarulhos e Baixada Santista estão em greve e a adesão ou não dos outros campi está sendo discutida (…). A distância entre os campi dificulta a comunicação entre os alunos da instituição e os alunos têm criado Comitês e programado visitas constantes entre campi.
A iniciativa de mobilização partiu de alunos do Campus Baixada Santista, que hoje não possuem espaço físico oficial ou mesmo suficiente para atender suas necessidades nem laboratórios, bandejão, etc. As pautas mais gerais incluem qualidade de ensino, ferramentas relacionadas à permanência na universidade, moradia estudantil – já que a UNIFESP atualmente não dispõe de nenhuma- e a indignação dos estudantes perante o corte na verba da Assistência estudantil. Vale lembrar que este campus foi o primeiro a ser criado após o plano de expansão, por volta de cinco anos atrás.
Foi elaborado um Manifesto com as reivindicações específicas, de acordo com as necessidades daquela localidade. Compreendendo se tratar de um quadro geral de desatenção às causas estudantis, os alunos buscaram comunicação com os outros campi. O campus Guarulhos seguiu o mesmo caminho e também elaborou um Manifesto próprio, além de diversas outras atividades em prol da discussão e articulação do movimento estudantil.”
ESTUDANTES DA UNIFESP – CAMPUS GUARULHOS
Pa r a a companhar a s m o b i l i z a ç õ e s d o s e s t u d a n t e s d a U n i f e s p , a c e s s e : http://unifespemgreve.wo r d p r e s s .com/