O Juntos, movimento nacional de juventude, declara seu luto pela tragédia que vitimou 245 jovens em Santa Maria/RS. É um oceano de tristeza.
Muitos jovens de Santa Maria construíram e participam do Juntos. Muitos dos nossos amigos estavam na boate Kiss. Alguns saíram, outros não. Mais que isso. Foram 245 vidas plenas de futuro que foram interrompidas.
Hoje é um dia de profundo luto, dia de refletir sobre a vida e de repensar a segurança das casas noturnas que lotamos todos os finais de semana em todo o Brasil. As primeiras notícias que apontam as causas da tragédia demonstram que podia ser em qualquer dia, em qualquer lugar, com qualquer um de nós.
A imensa rede dos movimentos de juventude precisam mobilizar seus esforços para termos mais voluntários, mais doações de sangue, mais solidariedade. A tragédia coletiva não será facilmente superada. Só com muita união e respeito à memória das vítimas. Isso se garante com mobilização de todos os lados de solidariedade e que se faça ampla investigação para apurar as causas da tragédia, que os responsáveis sejam identificados e respondam pelo ocorrido.
Santa Maria, 27 de janeiro de 2013