O que é a Rede Emancipa?

A Rede Emancipa é um movimento social que constrói cursinhos pré-universitários gratuitos voltados para estudantes oriundos da escola pública para dar-lhes a oportunidade de disputar uma vaga na universidade pública, da qual são historicamente excluídos, e mais do que isso, de a compreenderem como um direito e se mobilizarem por ele. No ano de 2005, […]

14 ago 2011, 02:42

A Rede Emancipa é um movimento social que constrói cursinhos pré-universitários gratuitos voltados para estudantes oriundos da escola pública para dar-lhes a oportunidade de disputar uma vaga na universidade pública, da qual são historicamente excluídos, e mais do que isso, de a compreenderem como um direito e se mobilizarem por ele.

No ano de 2005, uma combinação de fatores políticos dá início ao processo de nascimento da Rede Emancipa. De um lado, um forte movimento de estudantes e professores do Cursinho da Poli lutava para defender seu caráter popular. De outro, a então diretoria aprofundava um processo burocrático que resultou em sua privatização, transformando-o em um cursinho comercial.

Contra isso, foi organizado o movimento pela refundação do cursinho da Poli. Uma grande batalha foi travada, professores foram demitidos e estudantes perseguidos. Nessa luta o DCE da USP foi um parceiro fundamental. Nesta época também, muitos secundaristas que estudavam no cursinho da Poli participaram do CONUNE 2005, espaço que foi parte importante da formação política destes novos militantes em defesa da educação.

Diante do claro esgotamento do Cursinho da Poli, surge a necessidade de uma nova ferramenta de defesa do direito à educação. A Rede Emancipa nasce em 2007, como parte vitoriosa desta luta, com o propósito de se organizar na periferia, nas escolas públicas, e de engajar os estudantes na disputa pelo acesso. Iniciamos com apenas um cursinho, na cidade de Itapevi. Hoje, são dezesseis cursinhos, doze na Região Metropolitana de São Paulo, dois em Campinas, um em Porto Alegre e um em Belém. Contamos com cerca de duzentos professores e coordenadores e mais de mil estudantes.

Últimas notícias