Entrevista com Luciana Genro: “O Emancipa combina oportunidade real e engajamento social”

O Juntos! entrevistou Luciana Genro, que foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul, sobre o cursinho da Rede Emancipa que será inaugurado em Porto Alegre. Confira: JJ!: Luciana, o que te motivou a integrar-se à Rede Emancipa? LG: Conheci a Rede Emancipa através do Maurício Costa, e achei o trabalho deles fantástico, pois há […]

Luciana Genro 14 abr 2011, 00:04

O Juntos! entrevistou Luciana Genro, que foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul, sobre o cursinho da Rede Emancipa que será inaugurado em Porto Alegre. Confira:

JJ!: Luciana, o que te motivou a integrar-se à Rede Emancipa?

LG: Conheci a Rede Emancipa através do Maurício Costa, e achei o trabalho deles fantástico, pois há uma lacuna muito grande na preparação para o vestibular e para o ENEM dos jovens da rede pública escolar. Em São Paulo o Emancipa faz um trabalho que reúne jovens universitários e trabalhadores que juntos lutam para mudar o curso das suas vidas e da sociedade.

JJ!: Como será o Cursinho do Emancipa em Porto Alegre?

LG: As aulas começam em março, de segunda a sexta-feira. A ideia é que ele seja voltado prioritariamente para alunos da escola pública. Começamos com 100 vagas, então se houver mais inscritos faremos uma seleção que leve em conta a renda familiar e também o desempenho escolar. Queremos dar chance à quem precisa e se empenha. Eu darei aulas de atualidades!

JJ!: Como sua experiência parlamentar pode contribuir para a construção da Rede Emancipa?

LG: Há muita demagogia política em torno da educação. Mas as necessidades dos jovens são muito concretas. O Emancipa tenta combinar o trabalho concreto, a oportunidade real ao jovem com a valorização da escola pública e do engajamento social.


Últimas notícias