III Dia na USP: a juventude da escola pública ocupa a USP!
Aula Prof. Maurício Costa

III Dia na USP: a juventude da escola pública ocupa a USP!

No sábado de 16 de abril de 2011 a USP (Universidade de São Paulo) ficou com uma cara mais popular. O III “Dia na USP”, organizado pela Rede Emancipa de Cursinhos Populares, reuniu seus doze cursinhos de São Paulo, São Bernardo e Itapevi, ocupando a USP com cerca de 700 alunos e 70 professores e […]

18 abr 2011, 20:42

No sábado de 16 de abril de 2011 a USP (Universidade de São Paulo) ficou com uma cara mais popular. O III “Dia na USP”, organizado pela Rede Emancipa de Cursinhos Populares, reuniu seus doze cursinhos de São Paulo, São Bernardo e Itapevi, ocupando a USP com cerca de 700 alunos e 70 professores e coordenadores. A visita animada reafirmou para tod@s nós: se a USP é pública, pode e deve ser ocupada pela juventude da escola pública, da periferia, pela juventude negra, pelos mais pobres.

Manhã: “Ocupação”

Logo pela manhã, o ponto de encontro foi vão do prédio de História e Geografia da FFLCH, que já às 8h30 estava repleto de alunos e professores dos cursinhos reunidos para um café da manhã coletivo.

Após o café, alguns professores apresentaram as grandes áreas do conhecimento: humanas exatas e biológicas, e os alunos foram credenciados e agrupados a partir das áreas que escolhiam. Juntos, cantamos o hino do emancipa, que reafirma que nosso movimento luta “pelo direito de estudar” de toda juventude.

Tivemos uma aula de recepção com Mauricio Costa, professor e fundador da Rede Emancipa. Ele nos lembrou que os patronos dos nossos cursinhos foram personalidades que lutaram pelos direitos humanos, políticos e sociais para o povo brasileiro, e que suas histórias são grandes exemplos para nós.

Bandejão e organização: grêmios e professores

Antes do meio dia já estávamos no bandejão central para almoçar e repor as energias! Tivemos um ponto alto do dia: a reunião dos grêmios dos cursinhos do Emancipa, que afirmou a importância da organização política da juventude para lutar por uma sociedade melhor.

Contrariando o que muito se fala da apatia dos jovens, muitos demonstraram seu interesse em fazer uma nova política, que seja democrática e atue na construção de um mundo melhor, na defesa da educação de qualidade para tod@s, do meio ambiente e dos direitos humanos, a exemplo da atual a luta da juventude árabe pela liberdade, justiça e dignidade. Nossos grêmios saem do Dia na USP fortalecidos pelo sentimento de coletividade.

Também nesse sentido reuniram-se os professores do Emancipa, que se preparam para a realização de um Seminário sobre as alternativas ao vestibular, que refletirá formas para a democratização do acesso à universidade.

Abrindo as portas do conhecimento ao povo

Após o almoço, os cinco grupos de humanas, quatro de exatas e cinco de biológicas fizeram seus diferentes roteiros para conhecer as faculdades e cursos da USP, orientados pelos professores-monitores. Vimos que a USP é uma verdadeira cidade do conhecimento e agora que conhecemos de perto seus caminhos devemos voltar durante a semana para ver a vida universitária!

Nos reencontramos para fechar o dia novamente no vão da História/Geografia, onde pudemos ouvir algumas impressões dos alunos a partir do grupos de biológicas, humanas e exatas e sobre a reunião de grêmios. Pudemos ver de perto como a USP, assim como todas as universidades públicas, devem fazer valer seu caráter público abrir as portas do ensino, pesquisa e extensão universitárias para toda a população. A universidade e o acesso ao conhecimento amplo e de qualidade não podem continuar distantes da maioria do povo. Encerramos o dia com a certeza do nosso direito de voltar à USP, desta vez como universitários.

Visite o site da Rede Emancipa de Cursinhos Populares: www.redeemancipa.com.br

Últimas notícias