Dia 19/05 a UFOPA vai parar!

18/maio/2011, 17h31

No próximo dia 19/05 (quinta-feira) não haverá expediente normal de aulas e trabalho na Universidade Federal do Oeste do Pará. Ao invés disso, a comunidade acadêmica da UFOPA decidiu fazer dessa data um momento de luta, de combate ao regime autoritário do Reitor pro tempore José Seixas Lourenço. A paralisação foi aprovada em Assembléia Geral das 3 categorias (estudantes, professores e técnicos) no dia 05 de maio.
A bandeira central da paralisação do dia 19 é a luta por DEMOCRACIA na UFOPA, o que implica necessariamente a EXTINÇÃO DE TODOS OS PROCESSOS que pesam sobre a comunidade acadêmica. No entanto, além disso, a comunidade acadêmica lutará também pela instalação de órgãos deliberativos colegiados, eleições diretas para Reitoria e Direção dos Institutos e Programas, aprovação democrática do primeiro estatuto da UFOPA, dentre outras pautas.
A paralisação terá início com um ato público em frente ao campus Rondon, às 8:30h. Em seguida, haverá debates sobre vários temas pertinentes à UFOPA, como, p.ex., modelo de gestão e estrutura acadêmico-curricular. Representantes da Comissão Estatuinte se farão presentes para dialogar com as 3 categorias acerca dos temas fundamentais que constarão no primeiro Estatuto da Universidade.
Na hora do almoço, o DCE/UFOPA servirá aos manifestantes um “Sopão”, como forma simbólica de protesto à ausência de um Restaurante Universitário na instituição. Ademais, programações culturais servirão como espaço de des
É fundamental que as 3 categorias participem em peso da paralisação. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES e podemos vencer essa luta!

Confira no ‘mais informações’ a programação do dia 19/05 na UFOPA.

PROGRAMAÇÃO

8:30h – ATO PÚBLICO

LOCAL: em frente do Campus Rondon.
Exposição de motivos da paralisação, com intervenções das 3 categorias, recepção e orientação para a programação do dia.
9:30h – GRUPOS DE TRABALHOS (GTs)
GT1: Democracia
Eixos de discussão: PAD’s; Estágio Probatório; Divulgação do E-mail do Ministro e das Bancas Julgadoras dos PAD’s.
GT2: Estrutura Acadêmica da UFOPA
Eixo de discussão: modelo acadêmico, com foco no percurso acadêmico onde se esclareçam pontos obscuros, dando a oportunidade de defesa e crítica.
GT3: Gestão Universitária
Eixos de Discussões: plano diretor; prestação de contas/orçamento; planejamento; e outros.
GT4: Assistência Universitária
Eixo de Discussão: as demandas das categorias quanto RU; moradia, bolsas e outras.
11:30h – SOPÃO, a ser distribuído pelo DCE em protesto à ausência de um Restaurante Universitário na UFOPA.
14h – PROGRAMAÇÃO CULTURAL

14:30h – RETORNO DOS GT’S
Os GT’s retornam para finalizar as discussões e/ou concluir a relatoria.
17h – PLENÁRIA
Uma Assembléia das três categorias, cuja pauta é: leitura da ATA da Assembléia anterior; Relatoria dos GTs; Debates; Encaminhamentos.
20h – ENCERRAMENTO: PROGRAMAÇÃO CULTURAL, com a apresentação de músicos da região.
OBS. TODA A PROGAMAÇÃO SERÁ REALIZADA NO CAMPUS 1, SITUADO NA AV. MARECHAL RONDON.
* Para mais informações: Professora Andrea Rente (9163-7094), Técnico Rui Mayer (2101-3629), Discente Ib Tapajós (9145-3010)

Vem aí...

Acampamento Internacional das Juventudes em Luta: Rio de Janeiro, abril de 2017