Futuro

06/jun/2011, 19h46

por Yago Silva Paulo*

O amanhã pertence a nós e a mais ninguém. As pessoas passam a vida toda deixando seu futuro nas mãos de Deus e dizendo que o presidente ou seja lá quem for vai ajudar. E nisso nem tentam imaginar como pode ser daqui pra frente.

Se passamos nossa vida nos baseando em parâmetros desconhecidos ou duvidosos, como podemos planejá-la? Juntar dinheiro, constituir família ou até mesmo se manter saudável, como fazer tudo isso sem bases firmes?

É por esperar as coisas acontecerem que nossa sociedade entrou em declínio. Vemos as pessoas esperando a ajuda de algum lugar e esquecem de lutar pelo que acreditam. Pensam ser merecedoras, alguém vai fazer acontecer. Mas o que torna alguém merecedor?

O “amado” ex-prefeito Paulo Maluf, que tem uma quantidade enorme de acusações de desvio de dinheiro público, mentiu, enganou e conseguiu driblar a justiça, que nunca o condenou por nada. E como homem de bom caráter que ele é, foi convocado para o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Ele merece mais que um ladrão?

O nosso excelentíssimo Ministro da Casa Civil Antonio Palocci multiplicou seus bens nos últimos anos em 20 vezes e sem prestar conta alguma ao Leão. Agora ele está como braço direito de Dilma Roussef no poder.

“Companheira” Dilma, a primeira mulher presidente do nosso Brasil é a primeira pessoa a chegar à presidência sem passar por nenhum nenhum cargo de liderança: Prefeitura, Governo, Senado, Câmara de Deputados ou Assembléia Legislativa, nem mesmo líder sindical (como seu padrinho). Ela pode ter feito um bom trabalho como ministra, entretanto precisamos analisar sua atuação em um cargo no qual ela esteve na linha de frente. Pense bem: qual cargo administrativo sofre pressão popular e sofre consequências caso algo dê errado? Palocci fez o que fez sob as asas da presidência. Como exemplo de líder, o que ela fez para cobrar e punir essa atitude? Nada.

E você, como cidadão, acha que Maluf, Palocci, Dilma, foram merecedores de seus votos? Eles te prometeram ajuda, e onde está esta ajuda prometida? Vai ficar parado esperando acontecer ou vai para cima conquistar?

*estudante do 1º ano do Ensino Médio na EMEFM Professor Derville Allegretti, no bairro de Santana, cidade de São Paulo.