Encontro do Juntos! Sinal de um novo tempo!

Encontro nacional em Goiânia organizado pelo jornal Juntos que acontecerá em 15 de julho anunciará o surgimento de um novo movimento de juventude: celebrando a rebeldia de um novo tempo Em suas primeiras edições o jornal Juntos! alcançou jovens em todo país. Esta nova forma de comunicação – coletiva, criativa e mobilizadora – é ferramenta […]

14 jun 2011, 02:19

Encontro nacional em Goiânia organizado pelo jornal Juntos que acontecerá em 15 de julho anunciará o surgimento de um novo movimento de juventude: celebrando a rebeldia de um novo tempo

Em suas primeiras edições o jornal Juntos! alcançou jovens em todo país. Esta nova forma de comunicação – coletiva, criativa e mobilizadora – é ferramenta para dar voz aos descontentes e organizar a juventude que não se cala contra as injustiças sociais nem se vende para o governo.

Juntos estivemos nos movimentos anti-globalização, nos grêmios estudantis e nos cursinhos populares, nas lutas pelo passe livre, contra a corrupção de José Sarney e Renan Calheiros, em defesa do meio ambiente, ocupando escolas e universidades pela educação pública.

Socialistas e democráticos, ao lado dos rebeldes de todo mundo. Vamos ao encontro do Juntos!, ajude a organizar uma caravana em sua cidade!

Três motivos para não perder o encontro do Juntos!

1. Em um mundo de mudanças, é momento de ousadia!

As revoluções no mundo árabe (ver #Juntos! 2) não deixam dúvidas: a difícil realidade da virada do século está mudando.

No norte da África a Revolução que começou na Tunísia se alastrou pelo Egito, Síria, Líbia, entre outros regimes autoritários, mobilizando milhões e incendiando os povos na luta por liberdade, emprego e salário. Na Europa, países como Grécia, França, Inglaterra e Portugal passam por grandes mobilizações e greves gerais. Na América Latina e no Oriente Médio a situação não é diferente.

Por que então ficarmos presos ao velho, se podemos ousar novos horizontes, mais justos, democráticos e solidários?

2. O Brasil também não é mais o mesmo

Ainda que os efeitos da crise mundial no Brasil tenham sido leves por conta da poupança acumulada no período anterior, os direitos do povo já estão sendo atacados e a situação pode piorar.

Logo no início do ano Dilma ordenou o corte de R$ 50 bilhões derecursos da União, atingindo principalmente a Educação, a Saúde e a Segurança Pública. Enquanto isso a inflação aumentou o preço da cesta básica, dos aluguéis, das passagens de ônibus, entre outros. A proposta do governo para a alteração do Código Florestal é um desastre ambiental completo (veja matéria das páginas 5 e 6 desta edição) e o que se anuncia para Copa do Mundo e Olimpíadas é o aumento estratosférico da corrupção, das desapropriações violentas de moradores, do desrespeito aos direitos trabalhistas e dos crimes ambientais. Tudo isso patrocinado pelo PCdoB e pelo PT, ao lado da direita… Vexame!

Em meio a tantos conflitos, surgem novos movimentos de juventude pelo país. As mobilizações contra os aumentos de tarifas em todo Brasil são exemplos de ações são possíveis, podemos lutar juntos… Por que não?

3. Juntos, em movimento, podemos mais!

Embora os desejos de justiça movimentem a juventude, infelizmente as organizações e entidades que deveriam ser nossos espaços de ação – como a UNE, a UBES e os conselhos de juventude – estão dominados por “jovens envelhecidos” do PCdoB e do PT, que vendem seus sonhos por verbas e cargos no governo.

A organização do Juntos! representa a necessidade de um movimento social de juventude independente desta nova geração de jovens lutadores. Nele cabem todos os indignados, todos os dispostos para a luta por um mundo radicalmente novo. Juntos! é a juventude em movimento pela educação de qualidade, em defesa do meio ambiente, contra o preconceito e por uma sociedade com igualdade e liberdade para todos. Em 15 de julho participe do nosso Encontro. Venha lutar conosco!

Últimas notícias