Mulheres em Marcha

Mulheres em Marcha

Na marcha da liberdade deste sábado, um detalhe não passou despercebido: Todas as pessoas que dirigiam a frente do ato e seguravam a faixa na qual estava escrito “Marcha da Liberdade” eram mulheres. Essa resolução, tirada pela comissão organizadora do ato teve um papel muito importante na afirmação das mulheres dirigentes a frente desse processo tão […]

Maia Gonçalves Fortes 21 jun 2011, 00:10
Na marcha da liberdade deste sábado, um detalhe não passou despercebido: Todas as pessoas que dirigiam a frente do ato e seguravam a faixa na qual estava escrito “Marcha da Liberdade” eram mulheres. Essa resolução, tirada pela comissão organizadora do ato teve um papel muito importante na afirmação das mulheres dirigentes a frente desse processo tão importante que está tomando o país todo e que nesse fim de semana ocorreu em 41 cidades diferentes só no Brasil.
O protagonismo dessas mulheres na construção do ato, tanto negociando com a polícia o seu trajeto e o número de faixas da Av. Paulista que seriam utilizadas, como fazendo falas nos momentos de parada da manifestação (como a leitura do Manifesto da Marcha na chegada a Rua da Consolação), garantindo a organização do ato, com cerca de 3000 pessoas, sendo comissão de segurança e dando entrevistas para os meios de comunicação em nome da coordenação do ato também foi, em sí, uma forma de protesto organizada pela comissão organizadora contra o machismo, presente mesmo dentro dos movimentos, as mulheres tomaram para si essa importante tarefa…e nós do Juntas! saudamos essa iniciativa!
*Maia Fortes é colaboradora e membro da equipe editorial do Juntos!

Últimas notícias