I Assembleia do Juntos! em Santa Maria!

10/ago/2011, 16h06

*por Laila Garcia Marques e Marlon Dornelles

 

Em um dia marcante das lutas internacionais aconteceu a I Assembléia do Juntos em Santa Maria, no dia 04 de agosto, com os convidados Rodolfo Mohr (Grupo de Trabalho Nacional do Juntos e Diretor de Movimentos Sociais da UNE), Bernardo Correa (Direção estadual do PSOL), Tiago Aires (presidente do DCE-UNIFRA), do GAPIN (Grupo de apoio aos povos indígenas) e cerca de 50 participantes.

A realização da I Assembléia do Juntos em Santa Maria no dia 04 de agosto é um marco desse processo no coração do Rio Grande de que nós também precisamos entrar na rota dessas lutas. Com o esforço da galera do Juntos local e de POA conseguimos realizar não apenas um espaço de debate enriquecedor mas também um momento emocionante para cada um daqueles que estão indignados com a política aqui na cidade.

A apatia geral proporcionada pelo neoliberalismo é passado, começamos a ver nascer um novo período agitado, onde a força popular do povo organizado na rua volta a ter significado na vida cotidiana das pessoas. Vemos isso nas mobilizações da Espanha, Norte da África, Chile, todos indignados pelas condições apresentadas pelo atual regime político.

A realização da primeira assembléia dentro da UNIFRA, com o apoio e participação do DCE, que venceu heroicamente as eleições para reativar um diretório que estava jogado as traças, significa o despertar do sentimento de indignação dos estudantes da UNIFRA. O DCE e o Juntos representam o abre alas dos indignados em Santa Maria.

Hoje podemos dizer que o Juntos é realidade no coração do Rio Grande! Que seja o começo de muitas lutas na Boca do Monte, Juntos!

Vem aí...

Acampamento Internacional das Juventudes em Luta: Rio de Janeiro, abril de 2017