Centro Acadêmico Emílio Ribas no 15.O!
339118_254890687885726_100000943892784_735534_1408708405_o

Centro Acadêmico Emílio Ribas no 15.O!

Convocatória do Centro Acadêmico Emílio Ribas (CAER), para os estudantes de nutrição da USP. 15 de outubro será o dia dos indignados no mundo todo!

Centro Acadêmico Emílio Ribas 27 set 2011, 15:58

15 de outubro será o dia dos indignados no mundo todo! Confira a convocatória do Centro Acadêmico Emílio Ribas (CAER) para os estudantes de nutrição da USP:

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, proclamado em 1979, em conferência organizada pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations). A data tem como objetivo despertar nas pessoas o interesse sobre o problema da fome e acesso ao alimento no mundo, além de reforçar a importância da luta pelo direito humano a alimentação adequada, contra a desnutrição e a pobreza.

Nesse mesmo mês no ano de 2011 está sendo chamado para o dia 15 um ato mundial por democracia real já!, que acontecerá em dezenas de países.

Mas por que dia 15 de outubro?

Desde o início do ano vemos exemplos de pessoas que saem às ruas para mostrar que desejam uma sociedade diferente em diversos aspectos.

As mobilizações vêm ocorrendo no mundo todo contra as ditaduras que oprimem o povo, por mais democracia e por políticas que de fato beneficiem a população: Tunísiiia, Egito, Grécia, Espanha e mais recentemente acompanhamos a intensa movimentação dos estudantes no Chile em defesa da educação pública e de qualidade.

A exemplo do dia 16 de maio deste ano (conhecido como 15M), quando a população espanhola saiu às ruas indignada, por não suportar mais a falta de pewrspectivas para a juventude, a falta de moradia e educação, as consequências cotidianas da crise econômica e buscando uma democracia real, diversos movimentos resolveram se unir, cinco meses depois, para unificar suas reivindicações e fazer um grande ato mundial, marcado para o 15 de outubro de 2011.

No Brasil, algumas das principais reivindicações do 15.O são o fim da corrupção e da homofobia, a defesa do meio ambiente e educação pública de qualidade para todas e todos.

Nós, futuros profissionais da saúda e da nutrição, vamos mostrar para o mundo que também estamos indignados e que queremos garantir os direitos da população à soberania alimentar, segurança alimentar e nutricional, direito humano à alimentação adequada e todas as outras lutas que cercam a nossa atuação, unificando o dia mundial da alimentação ao grande ato mundial por democracia em 15 de OUTUBRO.

“Não se chegará jamais à paz com um mundo dividido entre a abundância e a miséria, o luxo e a pobreza, o desperdício e a fome. É preciso acabar com esta desigualdade social.”

Josué de Castro
geógrafo brasileiro, pioneiro no estudo da fome


Últimas notícias