Protestos em Teresina – Pi #ContraOAumento
SAM_3292_d5b700_logo

Protestos em Teresina – Pi #ContraOAumento

No dia 27/08/2011, o prefeito Elmano Ferrer, da capital do Piaui, Teresina, assinou o aumento da passagem de onibus, antes, 1,90, para 2,10. Comparado as demais capitais do Brasil, pode ate parecer um preço normal, mas, diante toda a péssima infra-estrutura do transporte publico de Teresina, se torna caríssimo.

Filipe Gabriel 6 set 2011, 19:04
No dia 27/08/2011, o prefeito Elmano Ferrer, da capital do Piaui, Teresina, assinou o aumento da passagem de onibus, antes, 1,90, para 2,10. Comparado as demais capitais do Brasil, pode ate parecer um preço normal, mas, diante toda a péssima infra-estrutura do transporte publico de Teresina, se torna caríssimo. Não há um projeto de integração, pessimas paradas de onibus, muitas sem acento e varias desgastadas (o que ja causou mortes), onibus velhos e sem estrutura. Há pessoas que chegam a pegar mais de 3 onibus por dia, por causa das distancias e dos pequenos trajetos do onibus, além do calor e das altas temperaturas na cidade, que ajuda a prejudicar o cotidiano dos cidadãos.
Protesto
Fonte: 180 Graus
Pois bem, na segunda feira, estudantes secundaristas e civis de lutas tomaram as ruas e avenidas mais importantes para o protesto contra o aumento da passagem. Teresina, que nunca sentiu na pele atos como este, se assustou ao ver o poder que estudantes e a sociedade tem. O prefeito, temendo isso, enviou o RONE, policia militar especial, para combater (e nao dar segurança) os protestos. O que vimos então foi uma guerra, spray de pimenta, balas de chumbinho, e socos por lao dos policiais, por outro, os estudantes quebravam onibus jogando pedras no vidro, em apoio ao protesto, e ovos nos policiais e no SETUT, empresa de transportes em Teresina.
A vergonha maior esta na violencia causada pelos policiais e na tentativa de censura provocada pela prefeitura. Este video embaixo demonstra bem isso, parece ser ambientado na ditadura, mas nao, aconteceu em Teresina, ontem. Diversos policiais batendo, socando e arrastando pelo chao os estudantes:
E para piorar a situação, o presidente do SETUT ironiza e solta uma perola: “Se a pessoa não gosta do supermercado você deixa de comprar no supermercado. Se ele não está gostando do sistema de ônibus que ele procure outro meio de transporte e não ficar depredando o patrimônio. Qualquer manifestação é legítima. Agora não pode é virar vandalismo.”, um descaso total com a população, chamando os estudantes de vândalos.
O prefeito, trata com naturalidade e afirmou que nao irá revogar, muito menos congelar o valor da passagem.
Algumas fotos do protesto que desde de segunda (29/08) nao para, e nao deve parar!  #ContraOAumento já.
http://molokoxxi.blogspot.com/2011/08/protestos-em-teresina-pi-contraoaumento.html
obs: A hashtag foi vice nos TTs e o site da SETUT foi hackeado de segunda para terça. Peço que divulguem o texto e as fotos da covardia que estao cometendo contra os estudantes. Esta uma ditadura na cidade!


Últimas notícias