Brasília atende o chamado dos Indignados e acampa em frente ao Congresso Nacional no 15.O!

18/out/2011, 10h51

*Enilton Rodrigues

O chamado do 15.O foi atendido no mundo todo e marcou-se como um dia histórico com uma série de manifestações de apoio ao Occupy Wall Street espalhando pelo mundo a inconformidade com o sistema financeiro sustentando pelo sistema político ainda vigente.

No Brasil, várias capitais ecoaram a idéia. Brasília, a capital do país, reuniu no 15.O dezenas de pessoas com o mesmo ideal, participar desta onda histórica e promover a sua própria ocupação e mostrar sua indignação. Foi desse cenário de revoltas e contestação que unidos em um só evento os 99% da capital do Brasil tentaram encontrar seus pontos em comum. A concentração começou por volta das 13:15h no Museu Nacional na Esplanada dos Ministérios. Grupos como Anonimos e Movimento Contra a Corrupção com cartazes contra a corrupção na política brasileira e contra os banqueiros concentraram-se na praça do Museu.

Com o JUNTOS! movimento que articulou as ações de 15.O em Brasília, com várias faixas e também um pouquinho a mais de fúria começamos o 15.O na capital federal. A caminhada do 15.O saiu do Museu Nacional em direção ao Congresso Nacional onde foi montado acampamento. Na caminhada questionávamos o sistema financeiro e os próprios pilares do capitalismo e o fim da corrupção no Brasil. Máscaras do grupo Anonymous dividiam espaço com faixas ressaltando o dia dos indignados e contra os banqueiros.

O caráter simbólico do ato de apoio a Democracia Real Já! fica claro na própria intenção dos participantes em permanecer acampados toda a noite na Esplanada em frente ao Congresso Nacional permanecendo acampados até a manhã do dia 16 de Outubro. Cabe agora as pessoas que fizeram o 15.O em Brasília e no Mundo fazer com que o evento seja bem mais do que uma ocasião social e que da indignação coletiva surja ainda que aos poucos um caminho em comum e que sejamos parte desse processo revolucionário que acontece no planeta.

*Estudante de Engenharia Florestal-UnB e Militante do JUNTOS!