Juntos! no FST de Porto Alegre

30/jan/2012, 23h05

No último dia 26 aconteceu, no Acampamento Intercontinental da Juventude do Fórum Social Temático de Porto Alegre, a atividade “2011: o ano que não terminou”, reunindo mais de 70 pessoas para discutir as mobilizações ocorridas no último ano.

Organizada pelo Juntos!, a atividade contou com a presença de Pedro Lovera, estudante chileno do Movimiento Izquierda Revolucionária; Nicolas Gonzalez, da Juventude Socialista do MST argentino; e Luciana Genro, coordenadora da Rede Emancipa de Cursinhos Populares em Porto Alegre, que deu um importante relato sobre a atual situação de Cuba. Intercalando as falas dos convidados, os vídeos mostraram depoimentos de jovens do mundo inteiro que participaram de grandes manifestações durante o ano de 2011. Foram os relatos das mobilizações ocorridas na Tunísia, Síria, Palestina, Portugal, Espanha, França e Islândia, que sacudiram o Acampamento da Juventude. Jovens militantes foram responsáveis por importantes mudanças em seus países, como a aprovação do não-pagamento da dívida pública na Islândia e a pressão contra os governos opressores, como o da família Al Asaad, na Síria.

Percebeu-se a importância da ação coletiva para a transformação da realidade. Os participantes, ao final da atividade, sentiram a necessidade de buscar uma alternativa de transformar sua indignação em organização, encontrando no Juntos! uma alternativa para tornar efetiva a mobilização.