2º dia que a PUC Minas, São Gabriel, PAROU!

17/fev/2012, 19h27

Pelo 2º dia consecutivo, os estudantes da PUC Minas , unidade São Gabriel pararam as aulas antecipando o carnaval. Mobilizados contra o aumento abusivo de 9,8% nas mensalidades colocamos novamente literalmente o bloco de indignados nas ruas.

Após uma ocupação simbólica do prédio da pró-reitoria da unidade São Gabriel, os estudantes sambaram na porta da PUC até a BR 262 (Anel Rodoviário) por 20min, até que rapidamente chegou a polícia militar para retirar os manifestantes com a ameaça de que se permanecessem seria chamada a tropa de choque para efetuar a retirada.

Os cerca de 300 estudantes mantiveram-se na rua de acesso a universidade em protesto seguindo em direção novamente a pró-reitoria. Foi feita uma nova assembléia para deliberar da continuidade do movimento. Foi aprovado novo ato para hoje dia 17/02, no turno da manhã e da noite com novas manifestações.Os alunos da manhã responderam a altura e mantiveram os resultados do dia anterior!

Como resultado das manifestações, o Pró Reitor Prof. Miguel Alonso recebeu um grupo de estudantes do coletivo Há quem Sambe diferente.

Os estudantes falaram de todas as incoerencias desse aumento abusivo, uma vez que, não há nenhum emprego objetivo dessa porcetagem no campus (a biblioteca é defasada, laboratórios sucateados, bolsas de estágio e extensão com o valor de 300,00 há 7 anos, dentre outros) e após argumentação do pro reitor de que as verbas são investidas conforme as necessidades observadas pela equipe técnica, foi solicitado também que ouvesse a co-participação dos alunos nessas decisões.

O Pró reitor não deu garantias de nada, tentando desarticular o movimento.

Avaliamos que a luta não para, e permanece a paralização dos estudantes da PUC Minas, na unidade São Gabriel. E Juntos, continuamos mobilizados!

Video do 2º dia de manifestações

* Créditos: Athos Souza