Dia do estudante em Porto Alegre: estudante na rua!
foto

Dia do estudante em Porto Alegre: estudante na rua!

Com uma multidão dos grêmios estudantis, como do Jardim Planalto, Infante Dom Henrique e Emílio Massot, e galera de outras escolas, como Dom Diogo, Inácio Montanha, e municípios da grande Porto Alegre, com 500 estudantes fomos até o Palácio Piratini entregar uma carta com nossas reivindicações pro governador

Júlio Câmara e Tássia Lopes 29 mar 2012, 16:19

*Júlio Câmara e Tássia Lopes

Há 44 anos atrás, durante a Ditadura Militar, no Rio de Janeiro, estudantes se organizavam para fazer um protesto contra os altos preços do restaurante Calabouço. Nessa ocasião, a Polícia assassinou o estudante secundarista Edson Luís. Os seus colegas carregaram o seu corpo até a Assembleia Legislativa, o que, com 50 mil pessoas, marcou o início de um ano de intensas mobilizações populares contra a Ditadura Militar.

Foto: Taiane Fagundes

Em 2012, os estudantes de Porto Alegre e região metropolitana foram às ruas para relembrar esse triste episódio e levantar bandeiras que não perderam seus valores nesses mais de 40 anos.

Foi no mesmo dia em que o Juntos! foi destaque na Zero Hora, jornal de grande circulação no RS, como movimento de juventude anticapitalista que vem fazendo barulho e incomodando muita gente. E foi isso que fizemos na manhã deste dia 28: fomos constranger o governador Tarso Genro, mostrando que estamos indignados com a Reforma Falcatrua do Ensino Médio e com o caô do Piso Salarial dos nossos professores.

Com uma multidão dos grêmios estudantis, como do Jardim Planalto, Infante Dom Henrique e Emílio Massot, e galera de outras escolas, como Dom Diogo, Inácio Montanha, e municípios da grande Porto Alegre, com 500 estudantes fomos até o Palácio Piratini entregar uma carta com nossas reivindicações pro governador, que teve a cara de pau de não receber a gurizada.

Foto: DCE da UFRGS

A galera que está indignada com os salários ruins pros professores, com a reforma do ensino médio e com a grana publica que tá indo pra Copa ao invés das escolas, VEM COM A GENTE! Dia 28 de abril tem o Encontro Estadual do Juntos!, em Porto Alegre, onde debateremos os assuntos que mais interessam aos jovens indignados, com a qualidade da educação, a homofobia, arte, cultura entre outras coisas e nos organizaremos para seguirmos Juntos Por Outro Futuro!


TE LIGA!

O que? 1º Encontro Estadual do Juntos

Quando? 28 de abril

Onde? Na UFRGS, em Porto Alegre

Como? Para participar, escreva para rs@juntos.org.br e nós vamos até a sua escola!

* Júlio Câmara é estudante do Emancipa e Tássia Lopes faz Biologia no IPA. Os dois são do Juntos RS.


Últimas notícias