I Encontro Estadual de SP avança na organização do Juntos!
eej_todos

I Encontro Estadual de SP avança na organização do Juntos!

O Encontro Estadual do Juntos SP reuniu cerca de 200 estudantes para debater a política do estado, do Brasil e do mundo! É hora de #ocuparapolítica!

29 maio 2012, 19:50

Para construir outro futuro, vamos #ocuparapolítica!

No último 27 de maio, foi organizado o I Encontro Estadual do Juntos!. Com cerca de 200 participantes, no IEEJ, jovens de São Paulo, Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto, Lorena, Taubaté, Itapevi, Taboão da Serra, Pirassunga, Americana e Mairinque debateram iniciativas para consolidar o movimento em nosso Estado, as lutas para o próximo período e a necessidade de ocupar a política!

Na abertura, além das saudações de entidades, municípios e ativistas, a mesa O Brasil e o mundo entre o presente e outro futuro contou com a presença de Thiago Aguiar, diretor de Relações Internacionais da UNE. Em debate, a mudança na situação mundial e o protagonismo juvenil a que assistimos nos últimos anos. Num cenário de crise econômica em que a salvação das grandes corporações e do sistema financeiro é buscada às custas dos direitos de trabalhadores e da juventude, uma série de movimentos tem apresentado a necessidade de construir outro futuro. A princípio reunindo milhões nas praças ao redor de vários países, a juventude participou de verdadeiras revoluções no norte da África e no Oriente Médio e agora tem polarizado o cenário político em diferentes países. Na Grécia, o recado é claro: para derrotar a política do FMI e da UE de ataques aos salários e ao nível de vida do povo, chegou a hora de fazer a praça virar palácio! O povo decidiu ocupar a política!

Em nosso país, o governo insiste em afirmar que tudo vai bem. No entanto, não é o que dizem professores e estudantes de dezenas de universidades em greve, as famílias endividadas por um modelo de “crescimento” que prioriza os lucros das grandes empresas nem os povos desrespeitados por mega-projetos, como Belo Monte, que servem para as empreiteiras e multinacionais retirarem nossas riquezas às custas do meio-ambiente. Na mesa Rio+20 e as respostas anticapitalistas para crise ambiental, Dante Peixoto, do Juntos! São Carlos e Renata Albuquerque, do Juntos! Brasília, apresentaram a luta ambiental como parte da construção de outra sociedade. Em junho, na Cúpula dos Povos, centenas de organizações buscarão polarizar a cidade do Rio de Janeiro enquanto a ONU e o governo Dilma organizarão uma conferência internacional para referendar o “capitalismo verde” e as políticas “sustentáveis” que legitimam o aprofundamento da exploração predatória dos recursos naturais. Com a mesa, pudemos organizar a mobilização estadual do Juntos! para a Cúpula. Iremos ao Rio participar das marchas e organizar debates com a juventude indignada que ali estará reunida.

Num momento em que o escândalo Carlinhos Cachoeira deixa clara a falência da velha política e o comprometimento de todos os velhos partidos com a corrupção, é fundamental lutarmos para que os governos não estejam mais a serviço das grandes corporações! Na mesa Eleições 2012: estamos juntos para ocupar a política, com presença do deputado estadual do PSOL Carlos Giannazi e de Nathalie Drumond, do Grupo de Trabalho Nacional do Juntos!, pudemos debater a crise urbana em que vivemos, cuja contrapartida é o lucro de empreiteiras, bancos e multinacionais, além do poder nas mãos dos velhos partidos. Vivemos em cidades cada vez mais segregadas, onde a população está afastada das decisões e não tem acesso a direitos básicos como educação, saúde, transporte decente ou equipamentos de lazer, esporte e cultura. Nesse ano de eleições municipais, sabemos que a velha política tentará aparecer com nova roupagem e maquiagem para pedir nosso voto. Por isso, discutimos a importância de a juventude ocupar a política! É fundamental transformar todas as demandas que formulamos em nossas lutas no último período numa plataforma política que represente o que a juventude em luta almeja como saída para as nossas cidades.

Por tudo isso, na plenária final, encaminhamos a Carta de São Paulo, ponto de partida para a formulação de plataformas municipais do Juntos! e para o lançamento das candidaturas da juventude indignada que sejam porta-vozes de nossas aspirações. O Juntos! Campinas organizou a atividade Nova cultura política contra a velha política cultural e foi num clima de unidade e com a cara da nova política que encaminhamos nossas lutas para o próximo período. Por fim, o IEEJ criou um Grupo de Trabalho Estadual para organizar a intervenção do Juntos! em todo o Estado, encerrando o Encontro e consolidando nossa regional paulista!

Clique aqui para ler a Carta de São Paulo e aqui para acompanhar os encaminhamentos do IEEJ.

 

Grupo de Trabalho Estadual do Juntos! SP: Amanda Voivodic, Bianca Boggiani, Cibele Ferreira, Daniel Ribeiro, Eduardo Vinagre, Giulia Tadini, Gustavo Rego, Juliano Niklevicz, Otavio Mancuso, Pedro Serrano, Tatiane Ribeiro e Thiago Aguiar.

 

Últimas notícias