Juntos na luta da UVA!
luta_uva

Juntos na luta da UVA!

A UVA (Universidade Estadual do Vale do Acaraú) em Sobral-CE é um retrato claro do processo de precarização da educação visto em todo o Brasil. Aqui no Ceará os governadores que nos serviram de algozes mudaram de nome com o tempo, porém sempre aplicavam a mesma política do esquecimento em relação a nós.

Juntos CE 23 maio 2012, 22:34

A UVA (Universidade Estadual do Vale do Acaraú) em Sobral-CE é um retrato claro do processo de precarização da educação visto em todo o Brasil. Aqui no Ceará os governadores que nos serviram de algozes mudaram de nome com o tempo, porém sempre aplicavam a mesma política do esquecimento em relação a nós. E infelizmente para nós o atual governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) não é diferente.

Sempre se escondendo atrás de um discurso pseudo-legalista e de argumentos superficiais, Cid vem mantendo a política de seus antecessores em relação à UVA. Porém os estudantes estão em luta perpetua e após protesto no dia 12 de maio os estudantes da UVA conseguiram marcar uma reunião com o governador Cid Gomes na Prefeitura de Sobral que ocorreu no último dia 23/05 às 18:00 hs.

Participaram do encontro representantes do DCE e dos cursos de Física, Engenharia, Pedagogia, Ciências Sociais, Letras e Biologia. Além disso, muitos estudantes de diversos cursos se concentraram na parte exterior do prédio da prefeitura. Na reunião conseguimos uma série de vitórias importantes:

  • Concurso público para 13 professores da Engenharia e para 7 professores da Letras;

  • Concurso para 75 técnicos administrativos;

  • Investimento de 4 milhões de reais para a construir e equipar o nosso Restaurante Universitário;

  • Investimento de 500 mil reais para equipamentos de laboratório e para a renovação do acervo bibliotecário;

  • Encaminhamento da construção do novo prédio de salas da química e de laboratórios didáticos e de pesquisa da química, Física e Engenharia.

Embora estas conquistas tenham sido insuficientes, elas representam para nós estudantes da UVA um importante avanço que nos dá força para seguirmos na luta. Infelizmente o concurso para professores de Física não saiu e nem tampouco o de tantos outros cursos, mas é certo que através da movimentação política dos estudantes podemos alcançar estes pontos.

Mesmo com essa insuficiência o Juntos parabeniza a todos os estudantes que participaram e apoiaram a mobilização. Porém se faz cada vez mais necessário que haja um processo de organização dos estudantes no sentido da luta como o único meio capaz de promover as mudanças da nossa universidade. Nós do Juntos!, que participamos desta vitória, estamos comprometidos com essa organização e em conjuntos com CAs e estudantes iremos seguir lutando pelos avanços das nossas lutas.


Últimas notícias