Belo Monte – Anúncio de Uma Guerra
belo monte

Belo Monte – Anúncio de Uma Guerra

Estréia hoje o filme “Belo Monte – Anúncio de Uma Guerra”, que retrata as contradições da política brasileira em relação ao meio ambiente. Dentro do contexto de Rio+20, esse debate é essencial.

17 jun 2012, 13:05

De uns meses pra cá, tem se falado muito sobre desenvolvimento sustentável, devido ao Rio+20. Evento no qual os principais chefes de estado irão discutir propostas para uma economia mais “verde”.

A ironia disso tudo, está no fato de que a Rio+20 irá acontecer em meio a um cenário de incoerência para com a política ambiental no Brasil, como por exemplo, a recente aprovação do novo código (Anti) florestal na câmara e no senado, e tendo um veto parcial das suas atualizações, pela presidente Dilma. E o total desrespeito com os povos indígenas e ribeirinhos, com a construção das usinas ao longo do rio Xingu.

A área inundada por Belo Monte, será entorno de 1522 km² e cerca de 21 mil pessoas terão que ser deslocadas de suas casas, tudo isso para abastecer e gerar lucro às empresas da região, e não a todo povo Brasileiro. O processo está sendo feito de forma autoritária, sem diálogo com a população local. Isso, sem falar na destruição da fauna e flora e na mudança da qualidade das águas do rio Xingu, afetando consequentemente toda a população que vive à margem, e sobrevive do rio.
Por esses motivos, a discussão sobre a construção da usina de Belo Monte em Altamira, não deve ser deixada de lado. Pelo contrário. Devemos acirrar ainda mais os debates sobre esse projeto de desenvolvimento IMPOSTO pelo governo Dilma.

Foi pensando nisso que um grupo de pessoas realizou um documentário, com financiamento independente, sobre Belo Monte e a forma que está sendo conduzida a política social da instalação da usina.

O filme contém depoimentos e fatos reveladores que mostram a incoerência no projeto de desenvolvimento e nas questões ambientais do país.
Belo Monte – Anúncio de Uma Guerra, será exibido dia 17 de junho, ás 19 horas no auditório do Ibirapuera, em São Paulo e terá lançamento simultâneo pela internet.

O Juntos apoia integralmente essa ação, e convida todos a assistir, divulgar e ocupar a política ambiental do Brasil, em um momento de intensa discussão e abertura ás questões relacionadas ao meio ambiente. Vamos Juntos por outro futuro!

Últimas notícias