#Fora Duciomar: a luta dos estudantes não pode parar.
488237_428806143829320_1834181313_n

#Fora Duciomar: a luta dos estudantes não pode parar.

Na manhã desta quarta-feira centenas de manifestantes protestavam contra o aumento abusivo da passagem de ônibus em Belém doPará. A comissão de transporte à três semanas atrás aprovou a proposta de aumentar em 10%(0,20C$) a tarifa cobrada nós ônibus de Belém e da região metropolitana.

Juntos Belém 10 ago 2012, 15:18

Juntos Belém

Bertold Brecht já nós alerta:

                 “não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar”.

 

Na manhã desta quarta-feira centenas de manifestantes protestavam contra o aumento abusivo da passagem de ônibus em Belém doPará. A comissão de transporte à três semanas atrás aprovou a proposta de aumentar em 10%(0,20C$) a tarifa cobrada nós ônibus de Belém e da região metropolitana. Nas reuniões da comissão nós estudantes fomos impedidos de entrar nosso representante foi avisado um dia antes e não pode comparecer, e o prefeito Duciomar silenciosamente aprovou está proposta sem nem antes consultar a população, ficou como sempre do lado dos empresários e corruptos.

As últimas semanas foram dias de pequenas mobilizações contra essa arbitrariedade. Pulamos roleta dialogando com a população, protocolamos uma ação no Ministério Público, caminhamos até a prefeitura por duas vezes e em nem uma o prefeito quis nós ouvir. Anunciávamos sempre que dia 9 seria maior.

O dia 9 chegou e conseguimos pela primeira vez depois de muitos anos fazer um ato unificado onde o movimento estudantil pode dar o recado que ainda existe e é forte. Eram mais de 500 pessoas os estudantes secundaristas eram maioria, e os grevistas da UFPA estavam presentes assim como os lutadores da UEPA, IFPA e as universidades particulares.

Infelizmente o prefeito Duciomar não quis nós receber novamente, fechamos a rua 16 de novembro ao lado da prefeitura. Foi quando para finalizar o ato demos aquela corrida tradicional das manifestações chegamos na frente da prefeitura e a guarda municipal nos recebeu com spray de pimenta e bombas de efeito moral. Nosso ato era pacifico em principio. Não esperávamos essa truculência da prefeitura.

A manhã do dia 9/8 vão marcar a vida de muitos jovens que talvez nunca tenham ido a uma manifestação e que em plena era “democrática” foram brutalmente atacados. Alguns estudantes revoltados com a ação da politica reagiram jogando pedras, garrafas e até bolinhas de papel. O Militante do juntos Anderson Castro foi atingido e teve que levar 10 pontos na cabeça, militantes que estavam lutando foram feridos e agora entraram com uma ação contra prefeitura.

Acredito que em cada um manifestante que estava ali presente o sentimento de revolta e que podemos sim transforma nossa realidadee acreditar que nada deve ser impossível de mudar se fortaleceu. Saímos mais indignados com o poder e controle hegemônico e não democrático exercido pelo estado sobre o individuo comum. Precisamos continuar lutando por democracia real, ocupar as ruas, ocupar a politica.

Semana que vem será maior voltaremos novamente as ruas no dia 14 e dessa fez vamos gritar FORA DUCIOMAR, ou fala com agente ou cada dia mais iremos transformar a cidade e suas ruas em espaços de manifestação, iremos gritar mais alto e com mais força.

Convidamos a todos também para que no dia 15 venha participar com a gente do nosso 1 Encontro Municipal do Juntos, te convidamos pra vir construir  uma alternativa de luta para que nada disso se apague com o vento forte dos tempos.
https://juntos.org.br/2012/08/i-encontro-do-juntos-belem-ocupar-a-politica-e-transformar-a-realidade/


Últimas notícias