I Encontro do Juntos Belém: ocupar a politica e transformar a realidade
Já começamos a perceber em nossa cidade várias mudanças ocorrendo, cada vez mais perfis políticos surgindo, discussões sobre determinadas propostas, de determinados governos. Esse é o efeito das eleições que se aproximam. Precisamos ocupar a politica e transformar a realidade.
Já começamos a perceber em nossa cidade várias mudanças ocorrendo, cada vez mais perfis políticos surgindo, discussões sobre determinadas propostas, de determinados governos. Esse é o efeito das eleições que se aproximam. Nesse período observamos um espaço onde as pessoas se dispõem a discutirem propostas e governos, momentos onde a população se abre para dialogar, espaço privilegiado para aqueles que se propõem a fazer a mudança da nossa realidade.
Diante disso, nos perguntamos, então, qual é o papel da juventude, hoje? O histórico do Juntos mostra vários momentos que construímos pautando lutas internacionais, como as marchas mundiais dos indignados, assim como construímos sobre pautas locais, como o escândalo de corrupção da ALEPA, marcha das vadias, marcha contra Belo Monte. Em todos esses espaços participamos e construímos com o intuito de esclarecer, conscientizar as pessoas acerca do que ocorria e era omitido pelos meios de comunicação, construímos muitas lutas e acreditamos que hoje nós mais uma vez temos esse dever de participar de um espaço importante, que permite o diálogo com a população da periferia, expandindo a consciência necessária para aumentar as lutas e as vozes de cobrança diante daqueles que se passam por nossos representantes.
Analisando os governos que passaram pela nossa cidade, observamos que poucos foram os que chegaram a cargos representativos e olharam para a juventude, criaram políticas para tirar a juventude das ruas ou do tráfico, e nós do Juntos acreditamos que por isso está na hora de a juventude invadir um espaço que é seu de direito, a política, e que a juventude se aproprie das discussões e que ela pense políticas para si mesma. Enquanto jovens, acreditamos no potencial da juventude e na sua força para mudar, força essa que tempos atrás mudou os rumos da política brasileira, derrubando um presidente. Já passou da hora de em Belém nós mostrarmos que a Juventude não deixa pra depois, e que hoje ela será a protagonista do seu destino. Se nós não gostamos de política, lembramos que os velhos fichas sujas adoram a nossa ausência nesses espaços.
Com esse intuito, chamamos todos a participarem do Encontro Municipal do Juntos, espaço que será responsável por pensar na forma como estaremos nos inserindo em mais esse processo. Para que as lutas continuem e que as vozes já manifestadas permaneçam em pauta, é necessária a contribuição de todos, e participação de todos. Vamos Juntos, porque se o presente é de luta, o futuro nos pertence. Contamos com a participação de todos.
“Jovem, ocupe a política!”
Programação:
9h – Mesa de saudação8h – Acolhimento com café da manhã
9:30h – 11:30h – Mesa “ocupe a política”
11:30h – Oficinas
12h – – Almoço
14h – 15h30 – GD’s temáticos: Cultura, esporte e lazer; saúde; mulheres; educação; diversidade sexual; trabalho; negros; meio ambiente
Meia hora de pausa
16h – Espaço O Machismo Não Deve Parecer Natural: eleições e a luta da mulheres
17h -Lançamento do vídeo do juntos e juntas
18h – Cultural
Data: 15 de agosto
Local: UEPA- Almirante Barroso
Horário: 08:00
Valor da taxa do Almoço: 6,00R$
Neste link vocês pode fazer sua inscrição online nós ligamos pra você depois: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGx0MEl4cnAzei1IYTAwRW9NMDBocWc6MQ
Mais informações entrar em contato com Rodrigo Queiroz (81702863), Viviane (81716373) ou Marcelo (82051160) ou com o email encontrodojuntos@gmail.com.