Carta da Acampada do Juntos-RJ – A Primavera tem que continuar!
65192_432673373465067_1735652378_n

Carta da Acampada do Juntos-RJ – A Primavera tem que continuar!

Sábado e domingo passados (08 e 09 de dezembro) ocorreu a acampada dos Juntos – RJ. O sol e o calor (quase insuportáveis) no caminho de ida até o sítio não tirou o nosso fôlego e nossa vontade para planejar a lutas e iniciativas para a juventude em 2013

16 dez 2012, 20:39

Sábado e domingo passados (08 e 09 de dezembro) ocorreu a acampada dos Juntos – RJ. O sol e o calor (quase insuportáveis) no caminho de ida até o sítio não tirou o nosso fôlego e nossa vontade para planejar a lutas e iniciativas para a juventude em 2013.

Foram cerca de duas horas de expectativa, mas logo na chegada deu para ver o que seria a acampada. Alguns se organizaram para montar as barracas, outros passaram a preparar o lanche da chegada, outros tantos a decorar o local da atividade com as cores e as bandeiras do Juntos. Com tudo organizado, em pouco tempo os cerca de 70 jovens já estavam de prontidão para iniciar o debate.

O ponto alto da programação – depois (finalmente!) da chegada do almoço e do merecido mergulho na piscina – foi a atividade sobre as lutas da juventude. Contamos com a grande colaboração de Bernardo Côrrea (sociólogo que acompanhou a greve geral Ibérica), Bianca Cruz relatando as lutas e conquistas da Rede Emancipa de Cursinhos Populares, e Tiago Madeira nos explicando a importância do ciberativismo. Em seguida da palestra, nos reunimos nos grupos de discussão onde todo mundo pôde contar sua experiência. Histórias de vida, de indignação, de vontade de mudar. Disposição de entender o mundo para fazê-lo completamente diferente. Tanta ideia saiu dali, tanto jovem querendo ser mais que um e se multiplicar.

A noite, enfim, foi coroada com muita alegria. A dinâmica sobre gênero e sexualidade, de forma bastante descontraída, levantou a questão do respeito a todo tipo de orientação sexual, gênero ou identidade. E tudo acabou com muita festa! Quem foi embora mais cedo ou cedeu para o sono perdeu grandes momentos! Podem apostar! Muitas iniciativas foram pensadas e deliberadas na Acampada. O ano de 2013 será de muita mobilização.

Assim como em 2012, onde pudemos florescer uma grande primavera de lutas no Rio, com a campanha de Marcelo Freixo, contra a privatização do Maracanã, contra o aumento da passagem de ônibus, contra o aumento irresponsável do salário dos vereadores de Niterói. Com muita discussão e inúmeras iniciativas, em 2012 semeamos as possibilidades de mudança. Portanto, em 2013, a primavera tem que continuar! Inspirados nos jovens indignados de todo mundo (da Espanha à Argentina, dos Estados Unidos ao Egito), queremos construir no Rio de Janeiro grandes e importantes lutas em 2013. Seremos parceiros de todas as iniciativas que questionem as danosas consequências dos megaeventos (Copa e Olimpíadas) para a cidade. Lutaremos contra o favorecimento e os privilégios da elite econômica deste estado, como o aumento das tarifas de ônibus; não aceitaremos a remoção de famílias e a destruição de casas, escolas, museus em nome deste projeto. Acreditamos que 2013 será ainda maior.

Por isso, a Acampada do Juntos-RJ decidiu: Participar do Acampamento Internacional das Juventudes Internacionalistas – que ocorrerá entre os dias 28 e 31 de março em Buenos Aires (Argentina). O Juntos-RJ se engajará em uma grande campanha financeira para levar sua caravana à Buenos Aires. Informe-se e participe; Trazer para o Rio de Janeiro a experiência da Rede Emancipa de Cursinhos Populares. A ideia é termos nossos primeiros cursinhos já em 2013. Organizaremos um grupo de trabalho que estará responsável por esta construção. Venha construir conosco.

Organizar o grupo de trabalho de comunicação do Juntos-RJ a fim de alimentar as redes com informações que a grande mídia não circula, divulgar nossos atos, nossos debates e diversas iniciativas. Pretendemos fortalecer e massificar as ferramentas do Juntos na internet e construir nossa guerrilha virtual a partir do Rio de Janeiro.

Seja parte deste grupo você também. Impulsionar um grupo de trabalho do Juntos sobre movimento universitário, onde nossos ativistas posso trocam experiências sobre a realidade de suas universidades. E a partir daí se somar a lutas do movimento estudantil – no Rio e no Brasil – em defesa da educação pública, por permanência estudantil, por mais democracia nas universidades.

O ano de 2013 será de grandes lutas! Em janeiro já estaremos com a corda toda. Participe das reuniões dos grupos de trabalho e engaja-se na luta por outro futuro! Acampada do Juntos – RJ 09 de dezembro de 2013

Últimas notícias