I Acampamento Internacional da Juventude Anticapitalista e Antiimperialista
cabecalho-acampamento

I Acampamento Internacional da Juventude Anticapitalista e Antiimperialista

Primeira circular com informações sobre o I Acampamento Internacional da Juventude Anticapitalista e Antiimperialista..

22 fev 2013, 15:09

Entre os dias 28 e 31 de março acontecerá em Buenos Aires o Acampamento Internacional de Juventude organizado pelo Juntos no Brasil em conjunto com nossos companheiros e suas organizações na Argentina, Venezuela e Peru. É uma iniciativa de grande peso no cenário das organizações de esquerda na América Latina. Recentemente, não se tem notícia de uma atividade de juventude deste porte e com a abrangência que está sendo construída. Além das delegações com peso dos países organizadores, teremos a possibilidade de representações do Chile, Honduras, Grécia, Portugal e Espanha. Espera-se reunir neste acampamento cerca de 1000 jovens de diversos países.

Será um espaço ímpar de formação política e de construção de iniciativas comuns no âmbito internacional. Debateremos neste espaço a conjuntura internacional, especialmente os reflexos pelo mundo da atual crise econômica e política que atinge, mesmo que de maneira desigual, a maioria dos países. Também discutiremos a juventude, seu papel nas recentes mobilizações, suas demandas, sua inserção crítica no mundo do trabalho, bem como a temática central da educação, as condições de ensino nos diferentes países e a necessária luta estudantil. Por fim, um debate que não poderia faltar: perspectivas e alternativas políticas ao capitalismo neoliberal. Este debate trará à tona importantes experiências que estão sendo construídas pelo mundo: das importantes vitórias da esquerda na Grécia, com o Syriza, à alternativa bolivariana na Venezuela.

Além dos painéis que abordarão tais temas, também ocorrerão grupos de discussão e oficinas sobre temas e interesses diversos, como: direitos humanos e criminalização da juventude; arte e cultura; recursos naturais e crise ambiental; gênero e identidade; democratização da comunicação; movimento estudantil; plurinacionalidade, memória e justiça histórica; entre outros.

A programação ainda não está fechada em seus detalhes. Porém, o acampamento se inicia no dia 29, sexta-feira, às onze horas da manhã. Neste mesmo dia, à noite ocorrerá o ato oficial de juventude internacionalista, no centro de Buenos Aires.  Depois das discussões gerais e temáticas no sábado, o evento se conclui no domingo, dia 31, às 13 horas.  Nas próximas semanas teremos a programação detalhada.

Como visto, acontecerão importantes e imprescindíveis debates. Este será uma grande oportunidade para os jovens do Juntos tomarem contato com ativistas e militantes de nossas organizações irmãs, e de serem protagonistas de um importante momento da luta anticapitalista mundial. Sem sombra de dúvidas, os jovens que puderem comparecer à grande acampada internacional, retornarão aos seus países com o ânimo e o ímpeto revolucionários redobrados. Assim como com a responsabilidade de multiplicar em suas cidades e locais de atuação os debates e, especialmente, as iniciativas que serão apontadas a partir deste encontro.

Está chegando a hora, faltam pouco menos de dois meses para o Acampamento Internacional de Juventude. Vamos construí-lo Juntos!

Como participar?

As diversas regionais do Juntos estão organizando caravanas a Buenos Aires. E para tal estão organizando atividades preparatórias para a Acampada que consistem numa programação de debates, seminários e reuniões e uma grande campanha financeira. A participação nestas atividades é forma de garantir sua vaga na caravana do Juntos a Buenos Aires.

A programação de debates permitirá ao Juntos antecipar e se preparar para as importantes discussões que ocorrerão dos dias 28 a 31 na Argentina. Tem o intuito que formar e instrumentalizar os nossos militantes para essa grande jornada política.

A campanha financeira é também um dos pré-requisitos para a realização da acampada. A mobilização de cerca de 300 jovens do Brasil para Buenos Aires vai nos custar elevadas quantias. O Juntos tem como princípio sua autonomia e independência financeira, portanto dependerá exclusivamente de nosso empenho a arrecadação dos fundos necessários ao financiamento desta atividade. Do Oiapoque ao Chuí nossos ativistas têm se engajado numa ousada atividade de arrecadação de fundos, que envolve muita criatividade e dedicação militante.

Precisamos multiplicar estas iniciativas ao máximo, para que o maior número possível de ativistas possa participar da Acampada em Buenos Aires.  Nos diversos estados já existem iniciativas como a venda de livros, bottons, camisetas, bolos, tortas; a realização de pedágios; a venda de picolés nos RUs; o sacolé de caipirinha nos blocos de carnaval; a organização de rifas, bazares, festas, almoços e jantares. Todo o tipo de iniciativa tem sido bem vinda. E será imprescindível para que todos possam ir à Argentina.

Nas próximas semanas até a Páscoa, estaremos com o bloco na rua para arrecadar os recursos necessários para que todos possam ir à Acampada. Rumo a Buenos Aires!

 

Informações úteis:

Para a realização de uma viagem internacional, todo tipo de precaução e cuidado será indispensável, portanto são itens obrigatórios:

– RG ou Passaporte: não é aceito para o trânsito entre Brasil e Argentina outro documento, como carteira de motorista, carteira de associação profissional, de estudante, etc. Apenas RG ou Passaporte. Sendo que o RG precisa estar em bom estado, ser recente e cuja foto deve permitir a identificação do seu portador, ou seja, nada de documentos com foto de criança.

– Quantia em dinheiro necessária à viagem entre Brasil e Buenos Aires, bem como certa quantia em pesos argentinos para as necessidades individuais naquele país.

 Em Buenos Aires, todas as atividades serão realizadas em um parque, uma espécie de clube de campo (com capacidade para 1200 pessoas e com boa infra-estrutura), próximo ao centro da cidade de Buenos Aires. Lá acontecerão dos debates às festas. O alojamento será no camping do clube, portanto é necessário que cada um assegure sua barraca e os itens para o acampamento. Os quais são:

– Barraca

– Colchonete ou Saco de Dormir

– Roupa de Cama e Banho

– Talheres, Prato e Copo

– Muda de agasalho caso tenha de queda de temperatura à noite

 

Na próxima circular enviaremos informações sobre a saída dos ônibus, com a programação completa e muito mais. Fique atento!

Últimas notícias