Não sou a globeleza dos foliões, minha beleza não precisa se enquadrar nos seus padrões!
Globeleza

Não sou a globeleza dos foliões, minha beleza não precisa se enquadrar nos seus padrões!

Neste ano, mais uma vez o Juntas! vai aos blocos e às ruas pular o carnaval, mostrando que também podemos curtir essa festa sem o machismo que a marca tanto.

Juntas! 8 fev 2013, 18:38

Neste ano, mais uma vez o Juntas! vai aos blocos e às ruas pular o carnaval, mostrando que também podemos curtir essa festa sem o machismo que a marca tanto. Carnaval, para muitos, é uma período em que a sexualidade vem à tona, tornando-se o grande motivo desta festa. Mas para nós mulheres, é uma época em que muitas se deparam com situações de desconforto, violência e opressão. Por isso, nesses dias de carnaval, o Juntas vai pular os blocos das nossas cidades com intervenções que possam problematizar, de forma criativa, esta questão.

Ao contrário do que temos visto na propaganda da “Skol Folia”, que vem sendo veiculada nos horários nobres da televisão, na qual homens de um batalhão fazem um treinamento para aprenderem a “pegar mulheres” no carnaval, nós não somos manequins feitas de plástico que apenas existem para o prazer masculino.  Diferente do que todo ano é mostrado nas revistas e canais de televisão, nosso interesse não é saber como a mulher fruta esconde a celulite no desfile na Sapucaí. Se padrões de beleza já são impostos às mulheres a todo tempo, no carnaval isso é ainda mais escancarado.  Nos próximos dias, quando ligarmos a televisão, vamos ver as mulheres sendo reduzidas à peitos e bundas no zoom indiscreto dos cinegrafistas.

O carnaval pode ser muito mais divertido, quando abandonamos os padrões. Essa deve ser uma festa de todas as cores, cabelos e corpos, de todas nós. Por isso, nós do Juntas fazemos um convite, abandone o seu machismo e pule o carnaval!

 Globeleza

Acompanhe nossa página do facebook e nosso blog para ir acompanhando nossas iniciativas!


Últimas notícias