Se a passagem aumentar, São Paulo vai parar!
ato guará fev1

Se a passagem aumentar, São Paulo vai parar!

Em várias cidades de SP o aumento das tarifas de ônibus já é realidade. Na capital a especulação é grande. E a melhoria do transporte, vem junto com o aumento?

7 fev 2013, 19:18

ato guará fev4Começo de ano é um momento de tensão para estudantes e trabalhadores, à espera de aumentos de tarifas que sempre vem. Justificativas por parte dos governos nunca faltam, mas melhoria nos serviços públicos, isso nunca vemos!

Desde o fim de 2012 já se especulava os aumentos nas passagens de ônibus em diversas cidades do estado de São Paulo, incluindo a capital. A prefeitura do PT de Haddad está tentando segurar, mas a alta dos combustíveis já acirra a situação e as grandes empresas de transporte pressionam para os aumentos.

Em Guarulhos, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires, Santo André e São Caetano a passagem já subiu, com aumentos de 13 a 20%. Na capital a especulação é que poderá haver um aumento do metrô em abril/maio e o ônibus em meados de junho. E fica a pergunta: onde está o aumento das frotas e linhas de ônibus? A construção de mais corredores? Ampliação de vias de acesso importantes e super lotadas nas periferias da cidade? Seguimos enlatados por horas de todos os dias dentro do transporte público paulista!

ato guará fev2

Em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, o Juntos esteve presente com outras organizações em um ato no dia 05/02 na Câmara dos Vereadores. A manifestação conseguiu entrar na primeira sessão de 2013 da Câmara, protestando contra o aumento da tarifa e pedindo transparência nas contas para a comissão de vereadores responsável pelo Transporte. O movimento apresentou um abaixo assinado pela revogação do aumento da tarifa que ainda não aconteceu mas já tem data marcada.

O Juntos! pelo estado de SP está acompanhando a organização dessa luta em torno dos comitês e atos contra o aumento. Não podemos ficar calados e aceitar que as prefeituras sigam favorecendo as grandes empresas e monopólios de transporte, enquanto as tarifas só aumentam e a população nunca vê o retorno.

Nas últimas semanas estivemos nos atos em São Caetano, Guarulhos, Ribeirão Pires e Guaratinguetá, além de um início de manifestação no centro de SP, no Anhangabaú. Vamos seguir encorpando essa luta, que é pelo transporte público de qualidade, mas também pelo direito à cidade.

 

 

ato guarulhos jan.2013 ato ribeirão pires fev.2013 ato guara fev6 ato guará fev3

 

Últimas notícias